A expectativa para o concerto de Madonna em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, em 4 de maio, está impulsionando a economia local, além da indústria hoteleira e das empresas de serviços que atuarão no dia do evento.
A habilidade dos cariocas em faturar sobre eventos festivos e grandes acontecimentos está em evidência com a apresentação da Rainha do Pop, que escolheu o Brasil para sua única parada na América do Sul.
Palco para o show da Madonna sendo montado no Rio de Janeiro / Caiano Midam / Divulgação
Madonna / Reuters
Na Saara (Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega), um famoso distrito de compras no centro do Rio de Janeiro, uma loja se destaca ao oferecer uma maneira estilosa de assistir ao show de Madonna. Logo na calçada, os clientes encontram uma variedade de produtos associados à estrela pop ou com seu rosto estampado.
Situada no número 187 da Rua Senhor dos Passos, em meio à agitação da área, os fãs podem adquirir itens icônicos da carreira da cantora, como o famoso top de cone dos anos 90.
Além disso, a loja oferece produtos de praia personalizados com a imagem da Madonna, perfeitos para o evento na areia, incluindo cangas, copos, camisetas, óculos e até leques.
Paulo Moreira, gerente da loja, conta que esse é o movimento de faturar: “Pelas redes sociais, estamos vendendo peças até para o público internacional. Temos pedidos para os EUA, Austrália e outros países”, revela ele, que apostou na proposta logo após a confirmação do megashow.
O gerente destaca que a ideia de transformar o estabelecimento em “Loja da Madonna” nem é uma novidade para a empresa.
O lugar já tem tradição em personalizar a casa comercial sempre que um grande nome da música movimenta a rotina da cidade. A primeira experiência veio com a turnê da banda mexicana RBD, que esteve no Rio no início de novembro de 2023 para duas apresentações.
“A loja já confeccionava material gráfico personalizado e sempre recebia pedido de estampas de artistas. Naquele momento, tivemos procura por artigos do RBD e pensamos em produzir além das encomendas. Tivemos ajuda dos blogueiros da Saara, que fizeram divulgação espontânea, e a procura foi enorme”, diz ele, acrescentando que, em horários de grande movimento, foi preciso organizar fila e fazer rodízio dos clientes dentro da loja para poder dar conta do atendimento.
A experiência exitosa foi repetida na passagem de Taylor Swift, no final daquele mesmo mês.
“Mas, o maior público está sendo com a Madonna. O grande ‘boom’ deve acontecer mais próximo do show, durante as duas últimas semanas”, estima ele, que preferiu não falar em cifras, nem mesmo do início da transformação da loja, já que o investimento está se dando de forma progressiva e conforme a demanda/procura.
A procura maior dos clientes é pelo top de cone, seguido dos copos personalizados.
Mas, o comerciante diz que não tem do se queixar das vendas de leques, imãs de geladeira, chaveiros, bonés.
Os preços cabem em qualquer bolso, variando e R$ 10,00 e R$ 90,00.
De acordo com informações da empresa de viagens Decolar, divulgadas no início de abril, a busca por viagens para o Rio de Janeiro aumentou 82% em comparação com a primeira semana de maio do ano passado, impulsionada pelo anúncio do show de Madonna.
Após a confirmação do evento, houve um crescimento significativo nas pesquisas por passagens aéreas.
O anúncio oficial do show foi feito em 25 de março, durante uma coletiva de imprensa no Copacabana Palace, local onde o palco será montado.
Na ocasião, foi revelado que mais de 90% dos hotéis da região já estavam com reservas confirmadas.
Madonna finalizará sua turnê “The Celebration Tour” no Brasil, com uma apresentação única na América do Sul.
O evento, que promete lotar as areias de Copacabana, celebra os 40 anos de carreira da Rainha do Pop e conta com o patrocínio do Itaú Unibanco, em comemoração ao seu centenário.
A ocupação hoteleira na cidade, especialmente em bairros como Copacabana, onde o evento será realizado, deve se aproximar dos 100%.
O show da Madonna em Copacabana no dia 4 de maio irá movimentar a economia carioca em R$ 293,4 milhões, uma cifra 30 vezes maior que os R$ 10 milhões investidos pela Prefeitura do Rio em patrocínio.
O impacto financeiro do evento foi detalhado no estudo "Potenciais Impactos Econômicos do Show da Madonna no Rio – 2024", que considerou os gastos do público com alimentação, transporte, hospedagem e passagens aéreas.
A análise, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE) em conjunto com a Secretaria de Turismo (SMTUR), apontou que a arrecadação adicional do Imposto Sobre Serviço (ISS) em maio já compensará o investimento inicial.
Um estudo da Prefeitura prevê que a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) terá um aumento de 20% em maio de 2024, comparado a maio de 2023, devido às atividades ligadas ao show, incluindo turismo, eventos, transporte municipal, setor aeroportuário e rodoviário, e serviços de artistas, todos beneficiados por grandes eventos.
Com isso, estima-se que a arrecadação de ISS desses setores alcance R$ 60,9 milhões em maio de 2024, representando um incremento de R$ 10,2 milhões em relação ao mesmo período do ano anterior.
Portanto, o investimento público feito no show da Madonna pode ser recuperado pela Prefeitura por meio do aumento na arrecadação de impostos.
Segundo os organizadores, o show deve atrair um público estimado em pelo menos 1 milhão de pessoas, incluindo cariocas, moradores da região metropolitana, e turistas nacionais e internacionais.
Durante o fim de semana do evento, espera-se um aumento significativo no número de voos extras chegando de várias cidades brasileiras, bem como um crescimento no fluxo de passageiros na rodoviária.
Com informações da Isto É