Os shoppings esperam movimentar R$ 3,5 bilhões nas vendas do Dia dos Pais neste ano.
Isso representa um incremento de R$ 870 milhões em relação à data em 2020, pelas estimativas da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
O avanço da vacina e o relaxamento das restrições da pandemia provocaram um avanço geral nas expectativas do setor, de acordo com a Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos).
Mas o quadro pode mostrar um comportamento do consumidor muito ligado à inflação, segundo Edu Neves, presidente do Reclame Aqui.
Segundo a análise de Neves, pelo efeito da inflação, o consumidor se vê obrigado a gastar mais no presente ou não presenteia porque não pode gastar.
Levantamento do Reclame Aqui aponta que quase 40% dos consumidores que não pretendem comprar presente no Dia dos Pais dizem que estão sem condição financeira.
Dentre os que pretendem presentear, 73% afirmam que vão comprar nesta semana anterior ao Dia dos Pais.
Quase 20% deixarão para o dia anterior e cerca de 8% farão na própria data, segundo a pesquisa feita entre os dias 27 e 29 de julho de 2021 com 14.490 consumidores.