>

08/04/2025 08:22

Compartilhe:

vence prêmio internacional com documentário “Culture War”

Celi Mitidieri 


A cineasta sergipana Celi Mitidieri conquistou o Prêmio do Júri de Melhor Episódio no National Film Festival for Talented Youth (NFFTY) 2025 com seu documentário “Culture War”

O festival, reconhecido como o maior e mais influente para cineastas emergentes de até 24 anos, ocorreu de 3 a 6 de abril em Seattle, Washington.

Sobre o documentário

“Culture War” retrata a luta de uma pequena faculdade em Sarasota, Flórida, que enfrenta desafios impostos por mudanças políticas que ameaçam a liberdade educacional. 

O documentário oferece uma visão íntima das transformações significativas que afetaram a vida dos estudantes em um curto período. O filme foi produzido pela argentina Milena Montero e por Celi.

Reconhecimento nos Estados Unidos

Além do prêmio no NFFTY, o filme também foi indicado na categoria de Série de Não Ficção no 44º College Television Awards, promovido pela Television Academy Foundation

O evento, que reconhece as melhores produções estudantis dos Estados Unidos, teve sua cerimônia de premiação em 5 de abril de 2025, em North Hollywood, Califórnia.

Celi Mitidieri
Celi Mitidieri

Trajetória e formação

Mitidieri, formada em Cinema pelo Ringling College of Art and Design, também participou do programa Academy Gold Rising, uma iniciativa da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas que oferece oportunidades para talentos emergentes na indústria cinematográfica. 

Durante o programa, ela atuou como estagiária e posteriormente integrou a equipe do Oscar, trabalhando diretamente com a imprensa durante a 97ª cerimônia de premiação, realizada em março de 2025.

Comprometimento com o cinema documental

Atualmente residindo em Los Angeles, Celi continua a desenvolver projetos que buscam inspirar reflexão e promover mudanças sociais por meio do cinema documental. Sobre sua preferência pelo formato documental, ela comenta:

“Descobri na faculdade que queria fazer documentários. Inicialmente, pensei em escrever e dirigir projetos de ficção, mas, ao longo das aulas, percebi que me identificava mais com projetos que retratam a realidade através do cinema. Sempre foi meu objetivo apresentar histórias com autenticidade, dando voz a perspectivas pouco exploradas na grande mídia.”

 

Assessoria

Da redação

Da redação -

Aracaju Magazine

Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal. 

Nos acompanhe por e-mail!