O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), iniciou nesta segunda-feira, 6, a terceira fase da matrícula para o ano letivo de 2023.
A etapa é destinada para os alunos novatos que desejam ingressar em uma das 320 escolas estaduais distribuídas nos 75 municípios sergipanos.
O processo é feito de forma democrática, acessível, facilitada e online por meio do Portal da Matrícula.
Foto: Igor Matias
Segundo o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, o período de inscrição para os novos alunos vai até o dia 10 de fevereiro.
"A Rede Estadual está de braços abertos para acolher com muito carinho e profissionalismo todos os alunos sergipanos e suas famílias que desejam fazer parte desta grande família que é a escola pública sergipana.
Este é um momento especial.
O Portal de Matrícula está disponível para que os alunos verifiquem as escolas, as vagas e os turnos.
O sistema conta com desempenho e disponibilidade de acesso para que todos os usuários sejam atendidos”, afirmou o gestor da Seduc, ressaltando que as unidades também estão preparadas para atender àquelas pessoas que precisam de apoio durante o processo de matrícula.
“Aquele pai ou responsável, ou até mesmo o aluno que tiver dificuldade de acessar a internet ou não tiver meios tecnológicos para fazer o procedimento, pode ir até a unidade de ensino mais próxima da sua residência que terá uma equipe de prontidão para auxiliar.
A matrícula é para todos e os servidores da Educação, em todas as escolas, estão empenhados e colaborando com o melhor atendimento para que o aluno seja matriculado”, destacou o gestor.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Matrícula da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Jaqueline Andrade, depois que o aluno acessar o Portal da Matrícula e fizer o processo, é preciso ir até a escola escolhida para levar todos os documentos. Dessa forma, a matrícula será concluída.
A documentação exigida é:
comprovante de matrícula online, original ou fotocópia de certidão de nascimento, documento de identidade, CPF, número de Inscrição Social (NIS), quando houver;
guia de transferência ou declaração, comprovante de residência, quando houver;
termo de responsabilidade;
termo de autorização de uso de imagem (será disponibilizado pela escola no ato da efetivação da matrícula);
relatório médico e avaliação biopsicossocial para estudantes da Educação Especial, quando possível;
termo de autorização do uso de dados cadastrais (será disponibilizado pela escola no ato da efetivação da matrícula);
cartão de vacinação para crianças de até seis anos de idade e duas fotografias 3x4.
“Depois de realizar a matrícula online, é necessário ir até a escola.
A efetivação da matrícula se dará com a entrega da documentação na instituição de ensino, o que deverá acontecer até o primeiro dia de aula, programado para ocorrer no dia 23 de fevereiro.
É fundamental que o estudante faça a autodeclaração e inclua o CPF no ato da matrícula, principalmente dos alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos para Ensino Médio (Ejaem).
Isso é muito importante para os alunos na participação do Enem, em chamadas públicas e no cruzamento de dados”, disse Jaqueline.
A coordenadora explica, ainda, que “a Seduc conta com o telefone 0800 285 5321 e o atendimento online disponível no portal da matrícula, para tirar as dúvidas em tempo real, no horário das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira”.
Todas as informações e documentação fornecidas no ato da matrícula são protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).