A Alemanha está enviando 1.000 armas antitanque e 500 mísseis terra-ar para apoiar as forças armadas da Ucrânia.
O anúncio foi do porta-voz do Governo, Steffen Hebestreit, neste sábado (26), enfatizando que as armas deveriam ser entregues o mais rápido possível.
O chanceler Olaf Scholz (SPD) disse que era dever da Alemanha "apoiar a Ucrânia da melhor forma possível em sua defesa contra o exército invasor de Vladimir Putin".
O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz (SPD)
---------------------
Antes, ainda neste sábado, a Alemanha aprovou a entrega de 400 lançadores de granadas, confirmando uma mudança na sua política.
Isso ocorreu após Berlim enfrentar críticas por se recusar a enviar armas para Kiev, ao contrário de outros aliados ocidentais.
"A aprovação foi confirmada pela chancelaria", disse hoje o porta-voz do Ministério da Defesa. Os lançadores vêm dos estoques das forças armadas alemãs.
Uma política de longa data alemã era não exportar armas a zonas de guerra, enraizadas em parte em sua história sangrenta do século 20 // Foto: Picture Alliance
---------------------
O residente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou hoje o enviou de armas pela Alemanha para a Ucrânia.
"A Alemanha acaba de anunciar a entrega à Ucrânia de lançadores de granadas antitanque e mísseis Stinger.
Continue assim, Olaf Scholz! A coligação antiguerra em ação!", afirmou o chefe de Estado ucraniano, na rede social Twitter, dirigindo-se ao chanceler alemão.
FAB cede aviões militares KC-390 para possível retirada de brasileiros na Ucrânia
Os aviões foram colocados de prontidão para um possível transporte de brasileiros evacuados da Ucrânia.
----------------------