29/08/2023 17:22

Compartilhe:

O Projeto de Lei de nº 378/2023, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado por maioria na Assembleia Legislativa de Sergipe nesta terça-feira, 29.

O PL permite que o repasse financeiro complementar da União seja destinado ao pagamento do Piso Nacional da Enfermagem no estado.

Projeto do Governo de Sergipe que viabiliza pagamento do Piso da Enfermagem é aprovado na Alese / Foto: Gabriel Jesus

O pagamento será efetuado aos profissionais da enfermagem contabilizados e validados pela União Federal.

  • O STF definiu que a obrigatoriedade do piso existe até o limite dos recursos recebidos da União, respeitando a autonomia financeira dos estados e municípios.

O repasse, no valor de R$ 13 milhões, beneficiará 2.372 profissionais que já foram validados pelo Ministério da Saúde.

Os pagamentos retroagem a maio de 2023. O líder do governo na Alese, deputado Cristiano Cavalcante, esclareceu que o valor não terá descontos e ressaltou a importância do projeto.

O PL aprovado não impacta os recursos do Tesouro Estadual, uma vez que a despesa será custeada com a Assistência Financeira Complementar da União.

O projeto corrige uma dívida histórica com os profissionais da enfermagem e segue as diretrizes da Lei Federal e do STF.

O piso salarial nacional da enfermagem ficou estabelecido em R$ 4.750,00 para enfermeiros, 70% desse valor para técnicos de enfermagem, e 50% para parteiras e auxiliares de enfermagem, proporcional à carga horária de trabalho.


Com informações da Secom/SE

Nos acompanhe por e-mail!