A terceira turma da Trilha de Formação em Tecnologia e Inovação do Grupo Banese, o Banese Labes, foi lançada nesta sexta-feira, 2, na arena do Tiradentes Innovation Center, parceiro do banco na iniciativa.
O projeto capacita e prepara estudantes universitários do estado na área de Tecnologia da Inovação, com foco no segmento financeiro.
Foto: Moema Costa
A nova turma contará com 20 participantes, que também receberão bolsas para que possam concluir os estudos com tranquilidade.
As turmas 1 e 2 formaram 32 alunos bolsistas, que logo após a Trilha foram absorvidos pelo mercado de trabalho.
Durante o lançamento da nova turma, os estudantes recém-formados apresentaram aos novatos e convidados os projetos desenvolvidos durante os seis meses de imersão, que tiveram como foco principal a Inteligência Artificial, e poderão ser aplicados à rotina do banco ou de outras instituições financeiras.
A seleção para a 3ª turma do Banese Labes contou com a participação de 148 alunos, 51 deles do sexo feminino, e após as duas fases seletivas, 20 foram aprovados, sendo oito mulheres, a maior participação feminina das edições realizadas.
Uma delas é Anne Caroline de Oliveira Osório, de 19 anos, aluna do 6° período do curso de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit).
Entre os resultados, a participação de mais de 400 estudantes de graduação nas seletivas para as trilhas de formação; aproveitamento de 100% dos formados pelo mercado formal de trabalho, inclusive com jovens atuando dentro do Banese; aumento da participação feminina no projeto, que para a turma 3 é superior a 40%, e negociações avançadas para a criação de duas startups idealizadas pela turma 2.
O depoimento do diretor de Tecnologia é reforçado pela declaração dos participantes da segunda turma do Labes, Júlio Rafael Souza Peixoto, 23, e Fred Luiz Prudente Borges, 22, ambos alunos do curso de Ciência da Computação da Unit, do 6º e 8º períodos respectivamente.
Eles foram contratados pelo SergipeTec e prestarão serviços para o Banese na área de TI.
A imersão da turma 3 terá início nesta segunda-feira, 5, quando os alunos receberão treinamento aprofundado sobre Real Digital (DREX), Blockchain e Inteligência Artificial, e terão que desenvolver soluções inovadoras a partir de cenários apresentados pela organização, por meio de uma dinâmica de startup.
A previsão é de que a imersão seja encerrada em dezembro deste ano. Durante esse período, os estudantes selecionados receberão uma bolsa para ajuda de custo, além de outros benefícios para o desenvolvimento das atividades.