Mais de 11 toneladas em alimentos, medicamentos e purificadores de água vão ser enviados, nesta segunda-feira (7), para vítimas da guerra na Ucrânia.
A doação humanitária do Brasil vai direto para a Polônia, principal rota dos brasileiros que estão na região de conflito.
Simple Nutri
Os mantimentos foram recolhidos pelo Movimento União BR, a pedido da Agência Brasileira de Cooperação, ligada ao Itamaraty.
São 400 mil refeições de preparo rápido.
O estoque está armazenado em um avião da Força Aérea Brasileira, que decolará da base de Guarulhos, em São Paulo, e tem capacidade para trazer 80 pessoas.
A doação partiu de uma empresa brasileira especializada em alimentação instantânea e natural.
“A gente tem trabalhado com esta refeição nas causas urgentes. São alimentos nutritivos, que misturados à água, viram sopa e risoto”, explica a fundadora e coordenadora da União BR, Tatiana Monteiro.
São 400 mil refeições de preparo rápido. Alimentos nutritivos, que misturados à água, viram sopa e risoto / Simple Nutri
A fundadora do Movimento União BR contou que semanas atrás, no Brasil, distribuiu os alimentos às vítimas das intensas chuvas na Bahia, no Maranhão, em Minas Gerais e em Petrópolis (RJ).
“Agora, os risotos e sopas irão não apenas saciar a fome dos ucranianos, mas sobretudo alimentá-los, física e psicologicamente”.
Feirão online da Serasa começa nesta segunda com desconto de até 99% em dívidas
O principal caminho para participar da ação é o canal digital da organização, por meio do qual será possível negociar mais de 33 milhões de dívidas com até 99% de desconto.
--------------------
Em nota, o Ministério da Defesa informou que os mantimentos serão distribuídos nas embaixadas localizadas na fronteira do país com a Ucrânia.
O retorno da aeronave ao Brasil está previsto para quinta-feira (10)
“A iniciativa é um esforço conjunto do Governo do Brasil, que, prontamente, mobilizou-se para resgatar os brasileiros e para atender à solicitação do governo Ucraniano de apoio humanitário”, diz trecho da nota do ministério.
Para o Itamaraty, a união de todos foi fundamental para viabilizar a operação.
Esses alimentos, assim como os demais itens da doação humanitária do Brasil, foram reunidos “para atender às necessidades mais prementes do povo ucraniano”, explica nota da Chancelaria brasileira.