A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, apresentou neste domingo (6) um balanço do primeiro turno das Eleições Municipais de 2024.
De acordo com os dados do TSE, 15 capitais terão segundo turno para a eleição de prefeitos, enquanto em 11 capitais a disputa foi decidida no primeiro turno.
O segundo turno ocorrerá em 50 municípios com mais de 200 mil eleitores. No total, a segunda fase poderia ocorrer em até 103 municípios. A nova rodada de votação será realizada em 27 de outubro.
“Ao fim do dia, o Brasil já vai dormir sabendo, em todos os estados e municípios, os eleitos”, afirmou a ministra Cármen Lúcia durante coletiva de imprensa.
A abstenção, ou seja, o percentual de eleitores que não compareceram às urnas, foi de 21,71%. A ministra comentou que esse número reforça a necessidade de implementar medidas que incentivem o comparecimento às urnas.
O TSE destacou a agilidade na apuração dos votos. O primeiro resultado foi divulgado às 17h, em São Cristóvão do Sul (SC). Às 19h10, a Paraíba foi o primeiro estado a concluir a apuração, e por volta das 21h, 97% das urnas já estavam apuradas em todo o país.
A ministra também abordou o tema da compra de votos, após a Polícia Federal ter apreendido aproximadamente R$ 21 milhões em dinheiro durante a campanha do primeiro turno. Há suspeitas de que esse montante tenha sido utilizado em tentativas de compra de votos.
Cármen Lúcia enfatizou a importância de aprimorar o combate a esses crimes: “É preciso que esses inquéritos sejam concluídos, que o Ministério Público atue e que esses casos sejam judicializados para garantir um tratamento adequado e evitar que ilícitos prevaleçam”.
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.