14/02/2024 22:46

Compartilhe:

Candidata a concurso público nacional

Os candidatos inscritos no Concurso Público Nacional Unificado que ainda não efetuaram o pagamento da taxa de inscrição têm até sexta-feira (16) para regularizar a situação através da quitação da Guia de Recolhimento da União (GRU).

A taxa é de R$ 90 para os cargos de nível superior e de R$ 60 para os de nível médio, e pode ser paga em bancos ou através do PIX, utilizando o QR Code.

Candidata a concurso público nacional
Candidata a concurso público nacional

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Encerramento das inscrições 

O período de inscrição encerrou-se no dia 9, e o "Enem dos concursos" registrou 2,65 milhões de candidatos cadastrados, dos quais 1,28 milhão ainda não realizaram o pagamento da taxa para confirmar a participação no processo seletivo.

Entre esses candidatos estão aqueles cujos pedidos de isenção da taxa foram negados.

Verificação dos dados da inscrição

Os candidatos poderão conferir os dados finais da inscrição a partir do dia 29 de fevereiro, através do site da Cesgranrio, que é a banca organizadora do processo seletivo e responsável pelo processo de inscrição, utilizando a conta gov.br.

Informações sobre as provas e divulgação dos resultados

A partir de 29 de abril, também será possível consultar o local de realização das provas. Está prevista para o dia 3 de junho a divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação.

Já em 30 de julho, está prevista a divulgação do resultado final com a classificação dos aprovados.

Os candidatos inscritos concorrerão a 6.640 vagas em 21 órgãos públicos brasileiros, e as provas serão realizadas em 220 cidades de todos os estados e do Distrito Federal, no dia 5 de maio.

Orientações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)

O MGI é responsável pela organização do processo seletivo, destaca a importância de os concorrentes estarem cientes do conteúdo do edital escolhido ao longo de todo o concurso.

Ao todo, são oito documentos que reúnem as regras para concorrer a uma ou mais carreiras, divididas por blocos temáticos.

Recentemente, os editais passaram por retificação para corrigir ambiguidades e informações imprecisas.

Com informações da Agência Brasil

Nos acompanhe por e-mail!