Notícias

Edição: Hugo Julião
04:30
09/05/2022

Crianças sírias que precisam de ajuda passa de 9 milhões – um recorde, segundo a ONU

Nesse domingo (8), a ONU alertou que mais de 12,3 milhões de crianças sírias precisam de assistência humanitária, um número recorde desde o início do conflito na Síria em 2011.

"Milhões de crianças continuam a viver com medo, incerteza e necessidades na Síria e nos países vizinhos", disse Adele Khodr, diretora regional do Unicef para o Oriente Médio e Norte da África, em um comunicado.

Menino tenta pegar pão distribuído por autoridades sírias // Foto: Hassan Ammar/AP

Segundo os últimos dados da agência da ONU, "mais de 6,5 milhões de crianças na Síria precisam de assistência", bem como "quase 2,8 milhões de crianças sírias nos países vizinhos".

"Este é o número mais alto registrado desde o início do conflito", apontou Khodr.

"Muitas famílias estão lutando para sobreviver", acrescentou a funcionária da ONU.

"Os preços dos produtos de primeira necessidade, incluindo alimentos, estão subindo vertiginosamente, em parte por causa da crise na Ucrânia", explicou.


LEIA TAMBÉM

Bono Vox e The Edge, da banda U2, fazem show surpresa em estação de metrô em Kiev

Da plataforma de uma estação de metrô da capital ucraniana, o lendário músico, de 61 anos, e o guitarrista The Edge apresentaram vários clássicos do grupo, como Sunday Bloody Sunday, Desire e With or Without You.

-----------------------

O Unicef lamentou o declínio no financiamento internacional, dizendo que recebeu "menos da metade dos fundos necessários este ano" para atender os necessitados.    

A organização declarou que "precisa urgentemente de US$ 20 milhões para suas operações transfronteiriças, o único meio de sobrevivência para quase um milhão de crianças no noroeste da Síria", região controlada pelos rebeldes.

"A crise na Síria está longe de terminar", ressaltou o Unicef, observando que 13 mil crianças foram mortas ou feridas desde 2011, 213 delas "nos primeiros três meses" de 2022.

O conflito, iniciado há mais de 11 anos, já matou cerca de meio milhão de pessoas.

Com informações da AFP

Compartilhe