Estratégias, autoridades e ex-integrantes do Partido Democrata expressaram alarme e consternação nesta sexta-feira, dia 28, após o debate entre o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o atual presidente, Joe Biden, devido ao seu desempenho desastroso apresentado.
Reprodução
O debate ocorrido na noite de quinta-feira, que inaugurou a série de confrontos da atual corrida presidencial, trouxe novamente à tona as preocupações dos eleitores sobre a idade avançada e a capacidade cognitiva de Biden.
Maria Shriver, ex-primeira-dama da Califórnia, expressou seu carinho por Biden e reconheceu sua integridade, mas descreveu a noite como“de partir o coração em muitos aspectos”.
“Este é um grande momento político. Há pânico no Partido Democrata”, declarou Shriver.
Claire McCaskill, ex-senadora do Missouri, comentou em entrevista à MSNBC que o presidente tinha uma única tarefa, na qual não teve êxito.
Ele precisava “tranquilizar os Estados Unidos de que estava à altura do cargo na sua idade, e falhou”.
Nicholas Kristof, colunista político de esquerda, expressou nas redes sociais a esperança de que Biden reconsidere sua participação na disputa e permita que a Convenção Nacional Democrata escolha um novo candidato.
Ele sugeriu nomes como a governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, o senador de Ohio, Sherrod Brown, ou a secretária de comércio, Gina Raimondo.
Em entrevista à MSNBC, David Plouffe, estrategista democrata e ex-funcionário da campanha de Barack Obama, chamou o debate de “uma espécie de momento Defcon 1”.
“O mais importante nesta eleição são as preocupações dos eleitores – tanto os eleitores indecisos como os eleitores da base – com a sua idade. Essas preocupações agravaram-se esta noite”, disse Plouffe.
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, participou de programas nas emissoras CNN e MSNBC após o debate para reafirmar as razões pelas quais os eleitores deveriam apoiar Biden. No entanto, ela também admitiu que o desempenho dele foi fraco.
“Foi um começo lento, não há dúvida disso. Mas achei que foi um final forte”, disse Harris.
Desde o início do evento, Biden mostrou insegurança durante o debate.
Sua voz estava difícil de entender, alternando entre murmúrios e falas abafadas.
Algumas dessas declarações, se tivessem sido ditas com mais firmeza, poderiam ter sido mais impactantes.
Ele disse que Trump tem “a moral de um gato de rua”, mas mesmo essa frase foi difícil de discernir.
Em vez de uma vitória ou até mesmo de uma disputa equilibrada sobre quem venceu o debate, tornou-se evidente que o Partido Democrata agora considera o desempenho do presidente como um risco para as eleições.