Notícias

Antônio Saboya
17:04
28/03/2024

Encontro de líderes: Lula recebe o presidente francês Emmanuel Macron no Palácio do Planalto

Nesta quinta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu Emmanuel Macron, presidente da França, em uma cerimônia oficial realizada no Palácio do Planalto, em Brasília.

Este evento simboliza o encerramento da visita de Macron ao Brasil, que teve início na terça-feira (26), incluindo passagens pelo Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.

Foto: Fábio Charles Pozzebom / Ag.Brasil

Reunião bilateral sobre política internacional

A agenda previu uma reunião bilateral entre os dois presidentes, onde discutiram assuntos em que os dois países discordavam no campo da política internacional, como o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Declaração à imprensa e almoço no Itamaraty

Durante a tarde, Macron e Lula fizeram uma declaração à imprensa e participaram de um almoço no Palácio do Itamaraty. Macron também teve uma agenda com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Condecoração

Ainda nesta quinta, Lula condecorou Macron com o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros.

Encerramento da visita: mm marco bilateral e hospitalidade em destaque

A visita de Macron ao Brasil conclui um intervalo de oito anos sem a visita de um presidente francês ao país, sendo François Hollande o último a fazê-lo durante a abertura da Olimpíada do Rio em 2016.

O início da estadia do presidente francês no Brasil, na terça-feira (26), destacou-se não somente pelo anúncio de uma significativa parceria para a bioeconomia na Amazônia, mas também por uma série de publicações nas redes sociais e atenções especiais dedicadas ao visitante.

    

Compartilhe