Nesta sexta-feira, 7 de abril, é comemorado o Dia do Jornalista, importante profissional que tem a missão social de levar ao conhecimento público os fatos e acontecimentos relevantes que impactam diretamente na sociedade.
Estado destaca participação do profissional que tem a missão de levar informação à sociedade/ Foto: ASN
Nestes primeiros meses de gestão, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, já tem demonstrado o destaque que a atividade desempenha para o seu governo, seja por meio da política de valorização dos profissionais que atuam no Estado, no combate às fake news, na transformação de Superintendência de Comunicação em Secretaria Especial de Comunicação e, também, por meio de encontros com os representantes de órgãos de imprensa e comunicadores de Sergipe.
A Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom), que integra a Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), é considerada um órgão estratégico para a estrutura orgânico-administrativa do governo.
De acordo com o governador, sua recriação tem o propósito de aproximar a administração e as organizações de imprensa, a fim de garantir informações mais precisas e transparentes à população.
"Um governo que quer implementar uma gestão transformadora, que quer de fato mudar a vida das pessoas, precisa ser transparente, participativo e, sobretudo, democrático.
E esses princípios não se efetivam na prática senão por meio de uma política clara e efetiva de comunicação social. E foi esse o nosso principal objetivo ao recriar a Secretaria de Comunicação”, disse o governador Fábio Mitidieri.
Segundo o secretário Especial da Comunicação Social, Cleon Nascimento, a mudança demonstra uma visão ampliada e de valorização da comunicação e, consequentemente, dos profissionais que atuam na área, a exemplo dos jornalistas.
“A ideia é fazer uma gestão com uma comunicação forte e que atenda as necessidades da população.
Por isso, estamos empenhados em desenvolver uma política de comunicação bem traçada, com regras e metas claras, focada no governo como todo”, frisou.
Desta maneira, ao invés do modelo de núcleos de comunicações, foi implantado o sistema de coordenações nas secretarias, que conta com assessorias de comunicação (Ascoms) e, pelo menos um jornalista, em cada pasta.
Ao todo, são mais de 150 profissionais de Comunicação capacitados divididos entre secretarias e órgãos da administração indireta.
Governador Fábio Mitidieri e o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindijor-SE), Milton Alves Júnior
Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindijor-SE), Milton Alves Júnior, mais do que enaltecer a transformação da antiga Superintendência Estadual de Comunicação em secretaria, é salutar destacar o elenco profissional constituído neste primeiro trimestre de 2023.
“Nossa entidade sindical, em parceria com diretores da Federação Nacional dos Jornalistas, esteve presente no complexo da Secretaria Especial da Comunicação e ficamos felizes ao observar tamanha reestruturação positiva.
Tendo como missão básica contemplar os cidadãos sergipanos com informações verídicas, bem como transparecer os atos do Poder Executivo Estadual, fortalecer o Jornalismo foi um dos atos louváveis, frise-se, anunciado pela atual gestão em dezembro do ano passado durante o processo de transição entre as gestões”, disse, ao destacar que outras pautas voltadas para o impulsionamento da valorização profissional estão programadas para serem discutidas.
“Diante de uma gestão disposta e aberta ao diálogo, acreditamos que os nossos dirigentes sindicais serão novamente bem-recebidos”, ressaltou.
Combate às Fake News
Além de investir na estruturação dos profissionais que atuam na Comunicação do Governo de Sergipe, a gestão estadual tem procurado operar no combate à divulgação de notícias falsas, e, para isso, a presença do jornalista se torna ainda mais primordial.
Deste modo, vem promovendo um diálogo mais próximo com os comunicadores de Sergipe.
Exemplo disso são os encontros, denominados ‘Café ponto Gov’, realizados com os jornalistas e radialistas, quando o governador e os gestores apresentam um balanço das ações do governo, apresentam propostas da gestão e projetos em andamento.
Nesse período de 100 dias de governo já foram realizados dois desses encontros, um novo formato de relacionamento com a imprensa que tem sido muito bem-recebido pelos profissionais e entidades representativas das categorias, como o Sindicato dos Jornalistas e Sindicato dos Radialistas.
A ação envolve o balanço das ações de governo, mas também um espaço para tratar das demandas da imprensa e da sociedade.
"A informação é a ferramenta mais estratégica da gestão. Uma política de comunicação efetiva contribui não apenas para informar e esclarecer a população, como também para identificar fragilidades e nortear prioridades para a administração pública”, pontuou o governador Fábio Mitidieri.