Nesta segunda-feira, 7, dia em que a rede pública de ensino volta às aulas, o governador Fábio Mitidieri e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, estiveram no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju, para o ‘Encontro de Monitores da Rede Pública Estadual de Ensino’, que reuniu mais de seis mil estudantes para debater o tema ‘Formação Cidadã’.
Na oportunidade, foi assinado convênio com o Sistema S, que viabiliza a capacitação de 3100 alunos, por meio de cursos profissionalizantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Foto: Arthur Soares
O governador Fábio Mitidieri, que acompanhou a evolução dos jovens no programa, valorizou todo investimento feito na qualidade do ensino estadual.
“É de suma importância um evento como esse, que reúne mais de 6 mil jovens monitores.
Isso é o fortalecimento da educação, porque esses jovens nos auxiliam na educação quando ajudam outros colegas que não tenham atingido bom desempenho na escola.
Fico muito feliz, principalmente porque hoje é o dia que retomamos as aulas nas escolas públicas, e ver tantos jovens unidos discutindo a educação, o fortalecimento das políticas públicas, me deixa extasiado”, reconheceu o governador.
Parceria
O Governo do Estado, por meio da Seduc, firmou parceria com o Senac, instituição integrante do Sistema S, para o fornecimento de 3.100 cursos profissionalizantes para a rede estadual de ensino.
Ao longo do ano, o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, manteve as tratativas com a administração do Senac, a fim de consolidar a parceria.
O acordo contemplará estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual e concludentes do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O Sistema S é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe, e formado por nove instituições que prestam serviços por meio de federações empresariais.
A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Este é o segundo módulo do programa de formação de jovens monitores, promovido pela Seduc.
O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, falou sobre a parceria com o governo em prol da geração de emprego, renda e profissionalismo para todos.
O gestor elogiou o governador Fábio por chegarem ao convênio com o Senac.
“Este ano investiremos mais de R$ 32 milhões em cursos gratuitos. Em breve, lançaremos algo diferenciado, e vamos juntos com o secretário Zezinho Sobral criar o polo de tecnologia de Sergipe”, revelou.
Estudante monitor
O Programa Estudante Monitor foi criado por meio da Lei 8891/2022 e tem como finalidade colaborar para a redução da evasão escolar, da reprovação, do abandono e da distorção da idade/série.
“Esses jovens monitores fazem busca ativa quando as pessoas não estão comparecendo à sala de aula, dão apoio também no transporte público.
Ou seja, é sempre muito importante e necessária essa participação, porque cria um ambiente escolar favorável, que ajuda no fortalecimento da educação.
Hoje, o governador assinou com o Senac um convênio para qualificação de 3100 jovens, e isso é importante e necessário para o fortalecimento e ensino profissionalizante na escola pública de Sergipe”, analisou o secretário Zezinho Sobral.