Em concorrida solenidade, o governador Fábio Mitidieri empossou o novo titular da Secretaria Especial de Representação de Sergipe em Brasília (Serese), Fábio Reis.
O ato foi realizado na sede da pasta, na capital federal, e contou com a presença de parlamentares da bancada federal.
Na ocasião, Fábio Mitidieri destacou o papel da Serese para o Governo do Estado e o perfil de Fábio Reis, que se licencia do mandato de deputado federal para assumir a Secretaria.
“Conto com o forte compromisso e profissionalismo de vocês, que compõem a Serese, agora sob a liderança do competente Fábio Reis, para que possamos avançar em nossos desafios em Brasília, em prol da população. O papel desempenhado por Fábio Reis é crucial para impulsionar o desenvolvimento do estado, promovendo a cooperação e a implementação de projetos e iniciativas que beneficiem os sergipanos”, afirmou o governador.
Para Fábio Reis, a Serese é um grande mecanismo intermediário entre os interesses estaduais, municipais e as políticas federais e contribui para fortalecer a parceria entre os governos.
Trajetória política
Natural da cidade de Lagarto, Fábio Reis é um político com sólida trajetória no serviço público. Tornou-se deputado federal em 2011 e está em seu quarto mandato.
Gestor público, Fábio Reis já foi também secretário-adjunto na Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri).
Ele substitui o irmão, Sérgio Reis, que reassumiu o mandato de deputado estadual.
Entre os presentes na solenidade esteve o mais novo deputado federal por Sergipe, Nitinho Vitale, que assume o mandato no lugar de Fábio Reis.
Fábio Mitidieri e seus secretários acompanharam Nitinho em sua posse durante sessão solene na Câmara dos Deputados.
Nitinho Vitale foi eleito vereador de Aracaju pela primeira vez em 1996 e estava em seu sexto mandato consecutivo.
Entre 2017 e 2022, esteve na presidência da Câmara Municipal.
Também participaram da posse na Serese o senador Alessandro Vieira; as deputadas federais Katarina Feitoza e Yandra Moura; o deputado estadual Chico do Correio; o secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araujo; e o prefeito de Telha, Flávio Dias, além de vereadores de diferentes municípios sergipanos.
Criação e objetivos da Serese
A Serese foi criada pelo governador Fábio Mitidieri por meio da Lei nº 9.156, de 8 de janeiro de 2023, com o objetivo de ser uma pasta estratégica e atuante na busca por melhores indicadores e resultados na gestão estadual.
Fazem parte das competências da secretaria, dentre outras, o planejamento, a coordenação, a organização e o controle das atividades de interesse de Sergipe junto aos órgãos e entidades da administração pública federal.
Os principais eixos de atuação da Serese são o monitoramento de políticas públicas, a captação de recursos e relações institucionais, além de suporte técnico e acompanhamento de demandas.
As pautas em tramitação no Congresso Nacional também são monitoradas pela Secretaria Especial.
A pasta mantém contato com a bancada de Sergipe no Congresso, com o intuito de firmar uma relação de apoio para atender demandas de interesse do estado.
Com informações da Secom/SE