Paulo Pinto/Agência Brasil
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva destinará R$ 3,5 bilhões em 2024 para campanhas de publicidade voltadas à divulgação de políticas sociais, educação, saúde e das estatais Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
O levantamento foi realizado pelo jornal Folha de S. Paulo e divulgado nesta segunda-feira (10).
Os contratos envolvem 21 órgãos federais, incluindo processos em andamento e acordos já firmados com agências de publicidade.
O objetivo, segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), é ampliar o conhecimento da população sobre os programas e políticas do governo federal, além de divulgar direitos dos cidadãos.
Entre os projetos mais citados pelo presidente Lula e que terão maior presença na publicidade estão o programa Pé-de-Meia, voltado para incentivo à permanência de estudantes no ensino médio, e o Mais Especialistas, que busca ampliar o atendimento médico no país.
O aumento nos investimentos ocorre em meio a uma queda na aprovação do governo, impulsionada pelo pessimismo econômico e pela alta nos preços dos alimentos.
Em resposta, em janeiro, o presidente substituiu o então chefe da Secom, Paulo Pimenta, pelo publicitário Sidônio Palmeira, que assumiu a missão de reformular a estratégia de comunicação.
Os principais investimentos em publicidade estão concentrados nos seguintes órgãos:
A expectativa do governo é que as campanhas fortaleçam a imagem da gestão federal e melhorem a percepção pública sobre as políticas implementadas, especialmente em um cenário de desafios econômicos e políticos.
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