O deputado federal Laércio Oliveira e o ministro Milton Ribeiro estiveram nesse domingo, 28, na Universidade Federal de Sergipe, para participar do seminário de Planejamento e Encontro de Gestores.
Em seguida, eles foram ao Colégio Atheneu Sergipense para acompanhar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
“Batemos recorde em tempo de entrega da prova. E viemos fazer uma visita na escola para ver se está tudo bem”, disse o ministro para a imprensa.
Na UFS o deputado Laercio destacou a importância da governança.
“Não existe nenhum progresso e nenhuma forma de Desenvolvimento que não seja com a otimização dos recursos públicos.
Na semana passada eu estive com o ministro do TCU Augusto Nardes que é entusiasmado com o tema, na defesa desafio do Brasil quando o assunto é a governança nas instituições”, disse.
Já o ministro defendeu que não se pode formar militantes políticos nem de direita e nem de esquerda nas universidades.
“A educação não pode ter partido”, disse, oferecendo à universidade R$ 1 milhão para investimentos para serem empenhados ainda essa semana.
O ministro destacou ainda a importância do investimento no ensino técnico, uma grande dificuldade do Brasil atual.
“Inclusive muitos alunos podem fazer o ensino técnico antes de fazer uma faculdade.
Nunca fui contra a universidade.
Pelo contrário, se eu pensasse assim não estaria aqui porque meu pai não tem nem o ensino básico. Estudei toda a minha vida em escola pública”, disse.
O vice-reitor da Universidade, Rosalvo Ferreira Santos apresentou a estrutura dos câmpus de São Cristóvão, Itabaiana, Laranjeiras, Lagarto, Glória (em construção) e o Hospital Universitário e a evolução da instituição nos últimos 10 anos.
Mas não foi só em estrutura, como também na qualidade do ensino. Hoje 80% dos professores são doutores, quando a recomendação é que seja de pelo menos 35%. Isso faz com que a UFS cresça nos rankings internacionais.
Já o reitor Valter Joviniano de Santana elogiou a postura do deputado Laercio com foco no desenvolvimento e apresentou a parceria que a UFS tem com a Fecomercio/SE no trabalho de inserção digital de micro e pequenas empresas.