Notícias

Edição: Hugo Julião
19:38
25/12/2020

Mais de 3.000 caminhoneiros presos na Inglaterra passam o Natal em seus veículos

Além da árvore em miniatura pendurada no retrovisor e correntes de papel penduradas nos táxis, houve pouca alegria para os milhares de caminhoneiros presos em um antigo campo de aviação no sudeste da Inglaterra, na véspera de Natal.

Vários milhares de caminhões de carga ficaram bloqueados por dias ao redor do porto de Dover, no sul da Inglaterra, desde que a França fechou as fronteiras com o Reino Unido, em uma tentativa de impedir a propagação de uma nova variante do coronavírus.

Os militares do Exército iam de caminhão em caminhão, realizando testes rápidos de coronavírus, que oferecem um resultado em cerca de 40 minutos, como parte das medidas para tentar reiniciar a viagem.

Milhares de caminhões foram estacionados no aeroporto de Manston perto de Ramsgate enquanto os motoristas aguardam os testes de Covid (Foto: William Edwards/AFP)

No campo de aviação, um vento frio de dezembro sopra do Canal da Mancha.

O local mal iluminado, administrado pelo Departamento de Transporte com a ajuda das forças armadas, era um labirinto de caminhões confuso.


Os motoristas esperavam chegar aos respectivos portos depois de passar dias sem ir a lugar nenhum.

Em um determinado momento, houve buzinaço. Vans de alimentação gratuita circulavam com hambúrgueres e comida tailandesa.

Na hora do almoço da véspera de Natal, ainda havia 3.200 caminhões no local e pelo menos 1.800 motoristas haviam sido testados, de acordo com as Forças Armadas.

Ao todo, 320 militares realizam testes em Manston, no porto de Dover e na rodovia M20, onde mais caminhões estavam esperando.


Em Manston, havia três unidades do exército, incluindo uma base de engenheiros de Maidstone nas proximidades.

Dois grupos de voluntários Sikhs distribuíam comida à noite na M20, onde muitos outros motoristas presos estavam estacionados.

Com informações da RFI

Compartilhe