Desde o dia 15 de março, os patinetes elétricos chegaram às ruas de Aracaju, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju e a empresa JET.
Em pouco tempo, o novo modal de transporte urbano já atraiu mais de 22 mil usuários cadastrados, mas também trouxe desafios com relação ao uso correto. Até o fim do mês de março, 89 cadastros foram bloqueados por uso indevido do serviço.
Atualmente, 600 patinetes estão disponíveis em 160 estações espalhadas pela capital sergipana, sendo utilizados tanto para lazer quanto para locomoção diária. No entanto, a má utilização dos equipamentos tem levado à aplicação de penalidades por parte da JET.
Segundo Lincoln Silva, assessor da empresa, os principais motivos para bloqueios incluem:
“No caso de menores de idade, o bloqueio é permanente, pois fere os termos de uso. Para os demais, há notificação na primeira infração e, em caso de reincidência, a conta é suspensa”, explica o assessor.
Usuários cadastrados também podem denunciar o uso irregular diretamente pelo aplicativo da JET.
Para garantir o uso seguro dos patinetes, é necessário seguir as seguintes recomendações:
A JET conta com equipes de monitoramento para coibir imprudências e atua de forma educativa.
A empresa também oferece aulas gratuitas de direção segura, que acontecem aos sábados, das 10h às 14h, no Mirante da 13 de Julho.
Além disso, os patinetes são equipados com GPS que limita o uso a zonas permitidas. Caso o equipamento entre em zonas proibidas, ele é automaticamente desativado. O usuário precisa empurrá-lo até uma zona liberada para continuar o trajeto.
Com informações da PMA
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.