Integrando a comitiva do Presidente Lula, ministro Márcio Macêdo conduziu reuniões com comunidade ucraniana e movimentos sociais de brasileiros em Lisboa
Desde o dia 21 de abril em Portugal, como parte da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, tem levado ao continente europeu a prática do diálogo como instrumento de inclusão da sociedade civil organizada nas decisões governamentais.
Em pelo menos duas ocasiões o chefe da Secretaria-Geral teve a oportunidade de exercer aquela que é uma das principais missões da pasta:
ouvir o que o que os movimentos sociais organizados têm a dizer ao governo.
As duas atividades que se destacaram na agenda do ministro em Lisboa foram um encontro com a comunidade ucraniana e outro com movimentos sociais de brasileiros na Europa.
No primeiro dia da viagem da comitiva brasileira a Portugal, o ministro Márcio Macêdo reuniu-se, a pedido do Presidente Lula, com representantes da comunidade de ucranianos em Portugal.
Durante o encontro, que ocorreu na embaixada brasileira em Lisboa, Macêdo recebeu uma carta endereçada ao presidente Lula.
No texto, os ucranianos expõem ao governo brasileiro sua posição sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia e pedem a intervenção do governo brasileiro para que a paz seja restabelecida na região.
“Encaminhei a carta ao presidente Lula, que prontamente a leu e reforçou a posição do governo brasileiro de promover esforços internacionais para uma paz mediada entre Rússia e Ucrânia, reconhecendo a soberania das nações e a autodeterminação dos povos”, afirmou o ministro.
Macêdo transmitiu a posição do governo aos representantes dos ucranianos e anunciou, em entrevista coletiva, que o presidente decidiu enviar seu assessor especial para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, a Kiev para encontrar o presidente Volodymyr Zelensky.
Os primeiros 100 dias e o que virá
Outro encontro importante na agenda do ministro Márcio Macêdo foi a reunião com as organizações dos movimentos sociais de brasileiros em Portugal.
Além do ministro da Secretaria-Geral, participaram da reunião os ministros dos Direitos Humanos, Sílvio Almeida, e da Igualdade Racial, Anielle Franco; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; e o Secretário de Relações Político-Sociais da Secretaria-Geral, Wagner Caetano.
Durante o encontro, os ministros apresentaram aos movimentos a prestação de contas dos 100 dias do governo e as ações que serão feitas de agora em diante.
O ministro Márcio Macêdo falou sobre iniciativas como a retomada de programas sociais e de infraestrutura, entre eles Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Mais Médicos.
Ele abordou ainda medidas que podem contribuir para retomar o crescimento da economia brasileira, como o Desenrola Brasil e o apoio ao microempreendedorismo.
O resgate do diálogo com movimentos sociais no Brasil por meio da reativação de conselhos nacionais também foi destaque na fala do ministro Márcio Macêdo.
“Realizamos, nos dias 18 e 19 de abril, o primeiro Fórum Interconselhos desta gestão, criamos o Conselho de Participação Social e já demos os primeiros passos no PPA Participativo, que colocará as digitais do povo brasileiro no planejamento do Brasil para os próximos quatro anos” contou Macedo.
Representantes de movimentos sociais como o Movimento Revolu, de Portugal, o coletivo de artistas brasileiros Trupe Arte na Mochila, o Movimento T, de travestis migrantes em Portugal, e o Núcleo de Estudantes Luso-brasileiros participaram da reunião com os ministros e apresentaram suas principais demandas.
Prêmio Camões e parlamento
Além desses dois encontros, o ministro Márcio Macêdo participou da XIII Cimeira Luso-Brasileira, entre o presidente brasileiro e primeiro-ministro português, António Costa, que resultou em acordos importantes entre os dois países.
Visitou, junto com o presidente da República, as instalações das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA) de Portugal e, ao lado do primeiro-ministro, conheceu o KC-390, cargueiro da Força Aérea portuguesa, produzido pela OGMA em parceria com a brasileira Embraer.
A entrega do prêmio Camões ao cantor, compositor e escritor brasileiro Chico Buarque foi outra atividade em que o ministro esteve presente.
Ao final da viagem a Portugal, nessa terça-feira (25), Márcio Macêdo participou da Sessão Solene na Assembleia da República de Portugal em comemoração ao dia da Revolução dos Cravos.