Pilotos e comissários aprovaram por unanimidade nessa quinta-feira, 15, em assembleia, a realização de uma greve a partir da próxima segunda-feira, 19, segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA).
Imagem: Marcelo Camgo/Agência Brasil
A paralisação está prevista para ocorrer das 6h às 8h, por todos os dias durante a greve, nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Rio-Galeão, Santos Dumont, Viracopos, Porto Alegre, Brasília, Confins e Fortaleza, por “prazo indeterminado”, ainda segundo a entidade.
• As decolagens com órgãos para transplante, enfermos a bordo e vacinas prosseguirão normalmente.
Em nota, o sindicato afirma que a categoria quer recomposição das perdas inflacionárias e um ganho real nos salários, de forma a compensar as perdas nos dois anos de pandemia, “que foi de quase 10%”.
Quanto dinheiro cada seleção vai ganhar na Copa do Mundo?
No total, a FIFA vai distribuir US$ 440 milhões em prêmios — o maior valor da história.
----------------------
A categoria também reivindica que as empresas “respeitem os horários de início e de término das folgas e que não programem jornadas de trabalho de mais de três horas em solo entre duas etapas de voo”.
O sindicato alega que “esses pleitos estão baseados nos altos preços das passagens aéreas, que têm gerado crescentes lucros para as empresas”, e no fato de que as companhias aéreas “reduziram o custo de folha de pagamento em mais de 30% se comparado com os demais custos”.
Com informações do Estadão