A cidade de Itabi, também conhecida como a ‘capital do jegue', recebeu, na última quinta-feira, 23, mais um título: a de capital de Sergipe por um dia, ao sediar a 27ª edição do programa ‘Sergipe é Aqui’.
As ações e serviços movimentaram o centro da cidade, concentrando os atendimentos no Centro de Excelência Maria das Graças.
Irlanda Santana
Os moradores de Itabi tiveram acesso a mais de 160 serviços, como a emissão de RG e CPF, exames de testes rápidos, ultrassonografias, emissão de IDJovem, avaliação bucal, emissão de segunda via de documentos, atividades lúdicas, vacinação, entrega de mudas, doações de livros, consulta com Defensoria Pública, atendimentos do Procon, entre outros
Evandro Cruz
Os serviços de cuidado à saúde, com as Carretas do Homem e da Mulher, foram bastante procurados. A população aproveitou o dia para realizar atendimentos e exames. Esse foi o caso de Valeria da Silva, que veio de Gararu para fazer uma ultrassonografia.
“Eu estava precisando muito fazer esse exame, o ‘Sergipe é aqui’ é muito importante para ajudar a comunidade a cuidar mais da saúde”, destacou.
Jackson Tavares
O carreteiro Jackson Tavares também procurou a carreta do Homem para realizar um exame para investigar uma síndrome de crises de soluço.
“Eu acho o programa um incentivo bastante importante, principalmente para a população carente que não tem condições de se locomover para a capital. Com esse dia, podemos fazer os exames e resolver outras pendências maiores bem pertinho de casa”, disse.
Maria da Conceição
Um dos maiores diferenciais dessa edição foi a presença dos artesãos e artistas locais de Itabi. As obras, que em sua maioria contavam a história do município, estavam expostas a venda em forma de telas, esculturas de gesso, madeira, biscuit, plástico, panos de pratos, bonecos, até mesmo lembrancinhas dedicadas ao ‘Sergipe é Aqui’.
Valéria
“Trouxe minhas obras para expor aqui no evento, a maioria das matérias-primas são recicladas daqui da cidade mesmo. Minha maior inspiração é a arte regional do lugar onde cresci, é o que eu tento passar através delas. Expor elas aqui é uma maneira de enriquecer o artesanato e o artista regional”, destacou o artista plástico e grafiteiro Evandro Cruz.
Valéria da Silva
A bordadeira Maria da Conceição, também é natural de Itabi, e pôde apresentar seu trabalho no ‘Sergipe é aqui’.
“Eu bordo panos, bolsas, lençois e aprendi com a minha mãe a bordar. Desde nova eu a via com a agulha e linha e comecei a repetir tudo que ela fazia. Faço isso a minha vida inteira, é um pouco da minha identidade”, finalizou ela.