A Prefeitura de Aracaju dará início a mais um grandioso projeto de mobilidade e turismo para a capital.
O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou, na manhã desta sexta-feira, 10, em solenidade no Centro Administrativo, a construção de uma nova avenida, no bairro Coroa do Meio, com três quilômetros de extensão, que garantirá maior fluidez do trânsito na localidade e um novo cartão postal da cidade.
Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA
A obra, cuja elaboração do projeto foi autorizada pelo gestor municipal, será executada com recursos de emenda parlamentar do ex-deputado federal e atual ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, que participou do ato.
“Este é um sonho que a gente tenta realizar há muito tempo.
Inclusive, é algo que Marcelo Déda, enquanto governador de Sergipe, tentou fazer, mas esbarrou no alto custo da obra.
Como prefeito da capital, tive a felicidade de realizar toda a urbanização da Coroa do Meio, restando, justamente, esta área que agora receberá essa importante obra.
A nova avenida contribuirá, significativamente, para o desenvolvimento, para o turismo e para a qualidade de vida da nossa população.
Além disso, é uma obra que se insere em um projeto maior, que já inclui a duplicação da ponte Godofredo Diniz, que está em processo de licitação e que daremos ordem de serviço em breve. Hoje, estamos dando o primeiro passo”, afirmou o prefeito.
Ao apresentar um protótipo da nova avenida, Edvaldo destacou a importante parceria com o ex-deputado federal e atual ministro, Márcio Macedo, para que o projeto “ganhasse solidez".
“Márcio entrou em contato comigo no passado e se colocou à disposição da nossa gestão.
Passei para ele o projeto desta obra, que é desejada por nós há muito tempo, e ele colocou uma emenda para torná-la realidade.
Então, aproveito para agradecer, mais uma vez, ao ministro Márcio Macedo por esta parceria em benefício da nossa cidade.
A partir de agora, vamos nos debruçar sobre o projeto e, em seguida, licitaremos para iniciar a execução desta avenida linda, ampla, que melhorará a mobilidade urbana e que será uma área de contemplação, trazendo mais lazer e turismo”, reiterou.
Da mesma forma, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, expressou sua alegria por estar na capital para o anúncio da obra.
“Estamos iniciando um processo de restabelecimento do Estado Democrático de Direito, após a ausência de gestão no governo passado, com milhares de obras paradas, milhões de pessoas passando fome, desemprego, juros altos, enfim, uma situação muito delicada e que exige de nós total empenho em dias intensos de trabalho, mas consegui liberação para vir aqui estabelecer essa parceria em favor da nossa cidade.
Edvaldo e eu fomos adversários nas eleições de 2020, mas nunca inimigos, então, como deputado federal, quis deixar uma obra, um legado da minha atuação no mandato e hoje avançamos para implantar esta importante via”, declarou.
O ministro enfatizou ainda que “estará junto com o prefeito para assegurar que os recursos sejam liberados, melhorando ainda mais a vida dos aracajuanos”. "É uma emenda impositiva, de bancada, e trabalharei ao lado de Edvaldo para que a verba seja liberada. Quando Edvaldo foi vice-prefeito de Marcelo Déda e eu fui secretário municipal, tivemos uma grande atuação no bairro Coroa do Meio, acabando com as palafitas e construindo casas e, agora, teremos a oportunidade de fazer ainda mais nesta parceria. Tenho certeza que com a equipe competente que Edvaldo tem, essa obra se concretizará”, frisou.
A obra
Com 3,1 km de extensão, a nova via margeará o rio Sergipe, tendo início na região próxima ao Shopping Riomar e finalizando na Orla do farol da Coroa do Meio.
Pelo projeto preliminar, a via terá duas faixas de rolamento, passeios nas laterais e ciclofaixa.
O projeto incluirá também a recuperação de ruas paralelas à avenida e a interligação do sistema cicloviário da capital.
Segundo avaliação preliminar, realizada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), o custo da obra deverá ficar entre R$ 30 milhões e R$ 40 milhões.
Com informações da PMA