A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), alterou o cronograma de limpeza do Mercado Central Maria Virgínia Leite Franco.
A higienização, que antes era realizada apenas na terceira segunda-feira de cada mês, agora será feita quinzenalmente, sempre aos domingos, a partir das 13h.
A mudança atende a uma reivindicação de mais de três décadas dos comerciantes, que nunca haviam sido contemplados.
A decisão foi tomada após uma reunião realizada na quarta-feira (05), entre o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Emsurb, Bertulino Menezes, e os comerciantes do mercado.
Durante o encontro, os feirantes enfatizaram a necessidade de um ajuste no cronograma para minimizar impactos nas vendas, mantendo a higienização eficiente do local.
No último sábado (08), Bertulino Menezes reuniu-se novamente com os comerciantes para informar que a demanda foi atendida e que o novo calendário de limpeza passaria a valer já no domingo seguinte.
O diretor Bertulino Menezes destacou que a limpeza no mercado ocorre diariamente, mas agora haverá mutirões quinzenais para uma higienização mais profunda.
“Nós entendemos a necessidade dos comerciantes e buscamos essa solução para que o mercado continue funcionando com qualidade. A limpeza é essencial, mas não pode prejudicar o comércio. Com essa mudança para os domingos à tarde e com maior frequência, conseguimos atender a essa demanda sem comprometer a rotina de trabalho dos feirantes”, afirmou.
O presidente da Emsurb, Hugo Esoj, reforçou que essa medida faz parte do compromisso da nova gestão da prefeita Emília Corrêa em ouvir a população e os trabalhadores do mercado.
“Essa decisão reforça o compromisso da nova gestão em ouvir a população e os trabalhadores do mercado. O mutirão de limpeza vai continuar garantindo um ambiente adequado para todos, mas agora com maior frequência e sem interferir no movimento das segundas-feiras, que é um dia muito importante para o comércio local”, ressaltou.
A nova programação já está em vigor desde o domingo, 09 de fevereiro, garantindo que a higienização do Mercado Central ocorra quinzenalmente, sem comprometer o funcionamento do comércio.
Com informações da PMA
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.