Notícias

Edição: Hugo Julião
06:46
21/06/2022

Presidente da Câmara confirma que PL já colhe assinaturas para CPI da Petrobras

O partido do presidente Jair Bolsonaro vai encabeçar o pedido de criação de uma CPI na Câmara dos Deputados para investigar a Petrobras.

A medida foi divulgada ontem pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), e será apresentada nesta terça-feira (21).

É a primeira ação de uma ofensiva prometida pelo Legislativo contra a companhia por causa da alta nos preços dos combustíveis.

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira // Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

-------------------

Ontem (20), Lira se reuniu com líderes partidários para discutir ações que pressionem a companhia e busquem a redução nos preços dos combustíveis.

O parlamentar declarou esperar que o governo federal também apresente propostas para baratear os combustíveis.

Segundo o presidente da Câmara, o governo pode trazer soluções por meio de medidas provisórias (MP), que têm validade imediata, precisando depois de confirmação do Congresso.

O deputado disse que o Ministério da Economia precisa "se envolver diretamente" e "atuar mais de perto" em relação ao assunto.

 

LEIA TAMBÉM

Alemanha põe meio ambiente em segundo plano e aumenta queima de carvão após cortes do gás russo

Itália, Áustria e Holanda também sinalizaram que as usinas a carvão podem ajudar o continente a enfrentar a crise que elevou os preços do gás. 

--------------------------

De acordo com Lira, a atual legislação que regula a atuação de estatais transformaram as companhias em "seres autônomos" e "dissociadas do governo de momento".

A norma, na avaliação do deputado, foi aprovada quando o Brasil conhecia os escândalos descobertos pela Lava Jato e outras operações anticorrupção e precisa de ajustes.

A reunião que Lira conduziu nesta segunda teve mais de três horas de duração.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também esteve no encontro. Lira disse que Pacheco levará os assuntos discutidos nesta segunda para apreciação dos senadores.

O presidente da Câmara concertou uma nova reunião que deve ocorrer nesta terça-feira.

Compartilhe