04/09/2023 00:15

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Agora, os cidadãos de Aracaju têm a comodidade de registrar reclamações e denúncias no Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) por meio de um serviço online, disponibilizado pela Prefeitura da cidade através da plataforma AjuInteligente.

Essa iniciativa faz parte do projeto de modernização e ampliação do acesso aos serviços municipais.

Foto: Ascom Semdec

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, destaca que agora os consumidores podem receber atendimento sem a necessidade de se deslocarem até a sede do Procon.

Ele menciona que essa medida visa facilitar o acesso aos serviços e reduzir a demanda reprimida, permitindo que as pessoas registrem reclamações e denúncias no conforto de suas casas.

Através do cadastro na plataforma, disponível no site da Prefeitura de Aracaju, os consumidores podem acessar o serviço "Defesa do Consumidor", que oferece duas opções:

  • "registro de reclamação" e "denúncia".
  • Nestes campos, podem inserir detalhes sobre a situação e anexar documentos relevantes, como comprovantes de residência, RG, contratos, prints de conversas em aplicativos de mensagens e outros documentos necessários.

A coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, esclarece que as reclamações serão direcionadas automaticamente para a equipe de atendimento, enquanto as denúncias irão para a coordenação de fiscalização.

Ela explica que uma triagem é realizada para verificar a documentação e tomar as medidas apropriadas. Além disso, os consumidores podem acompanhar o progresso de seus casos através de SMS e e-mails.

Os solicitantes também têm acesso à documentação relativa à tramitação de seus casos, como Termos de Relatório de Visita, Autos de Infração e datas de audiência, tudo de forma virtual por meio da plataforma AjuInteligente.

AjuInteligente é uma ferramenta digital desenvolvida pela Prefeitura de Aracaju que oferece acesso a diversos serviços públicos municipais.

Pode ser acessada a qualquer momento, de qualquer dispositivo com conexão à internet.

Os canais de atendimento oficiais, como o SAC 151 e o telefone 3179-6040, continuam disponíveis para denúncias e esclarecimento de dúvidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

As reclamações presenciais ainda exigem agendamento prévio, que pode ser feito através do site do Procon Aracaju.

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