Agora, os cidadãos de Aracaju têm a comodidade de registrar reclamações e denúncias no Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) por meio de um serviço online, disponibilizado pela Prefeitura da cidade através da plataforma AjuInteligente.
Essa iniciativa faz parte do projeto de modernização e ampliação do acesso aos serviços municipais.
Foto: Ascom Semdec
O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, destaca que agora os consumidores podem receber atendimento sem a necessidade de se deslocarem até a sede do Procon.
Ele menciona que essa medida visa facilitar o acesso aos serviços e reduzir a demanda reprimida, permitindo que as pessoas registrem reclamações e denúncias no conforto de suas casas.
Através do cadastro na plataforma, disponível no site da Prefeitura de Aracaju, os consumidores podem acessar o serviço "Defesa do Consumidor", que oferece duas opções:
A coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, esclarece que as reclamações serão direcionadas automaticamente para a equipe de atendimento, enquanto as denúncias irão para a coordenação de fiscalização.
Ela explica que uma triagem é realizada para verificar a documentação e tomar as medidas apropriadas. Além disso, os consumidores podem acompanhar o progresso de seus casos através de SMS e e-mails.
Os solicitantes também têm acesso à documentação relativa à tramitação de seus casos, como Termos de Relatório de Visita, Autos de Infração e datas de audiência, tudo de forma virtual por meio da plataforma AjuInteligente.
AjuInteligente é uma ferramenta digital desenvolvida pela Prefeitura de Aracaju que oferece acesso a diversos serviços públicos municipais.
Pode ser acessada a qualquer momento, de qualquer dispositivo com conexão à internet.
Os canais de atendimento oficiais, como o SAC 151 e o telefone 3179-6040, continuam disponíveis para denúncias e esclarecimento de dúvidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.
As reclamações presenciais ainda exigem agendamento prévio, que pode ser feito através do site do Procon Aracaju.