O professor Waldemar Valença Pereira, do Centro de Excelência Senador Walter Franco, em Estância, é finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), na categoria Documentário.
Foram selecionados 16 finalistas em cada uma das categorias: Crônica, Artigo de Opinião, Memórias Literárias, Documentário e Poema, totalizando 80 docentes de 23 estados.
A celebração dos vencedores ocorrerá no dia 10 de dezembro, às 18h, em evento virtual transmitido pelo canal do YouTube do programa Escrevendo o Futuro.
“Um olhar quilombola de um lugar marisqueiro” é o nome do trabalho audiovisual que garantiu ao professor sergipano vaga na final da OLP.
O documentário foi produzido por Waldemar Valença, conhecido como Mestre Valença, e seus alunos do ensino médio em tempo integral, Bruna Gabriele Lima dos Santos, Carlos Raphael Costa dos Santos e Rayssa Silva Santos.
Com duração de cinco minutos, o documentário inédito produzido pelo Trio A, nome da equipe finalista, traz depoimentos de um historiador e dos moradores sobre a história da localidade.
“Fizemos um trabalho com o coração. Um trabalho engajado, interdisciplinar, e nada melhor do que a gente unir a história e a geografia, informando a presença do rio Piauitinga e a comunidade quilombola tão sofrida nessa pandemia e tão maltratada com essa vida marisqueira.
Então esse pessoal de Porto D´areia, que vive da pesca, era invisível para a população de Estância, citada como pessoas periféricas. E a gente olhou para eles e disse 'elas são as pessoas que mais se sobressaem'.
Quando vem esse reconhecimento, podemos, de certa maneira, mostrar o quanto a comunidade quilombola é importante, não exatamente por conta do nosso trabalho, mas o que a gente fez com aquele documentário”, afirmou o professor Waldemar Valença.