Iniciativa do Governo visa proporcionar assistência psicossocial coletiva nas escolas
Após duas semanas do curso de formação, os profissionais receberam todo o material didático e estão aptos a fortalecer as políticas públicas de atenção psicossocial nas escolas da Rede Estadual de Ensino
Um clima de grande expectativa permeia a Rede Estadual de Ensino de Sergipe.
Psicólogos e assistentes sociais que concluíram o curso de formação do Programa de Assistência Psicossocial nas Escolas Estaduais de Sergipe (Acolher) estão sendo recepcionados nas 10 Diretorias Regionais de Educação (DREs) em todo o estado.
Com isso, esses profissionais estão prontos para fortalecer e garantir a assistência psicossocial coletiva nas unidades escolares, somando esforços para um acolhimento eficaz à comunidade escolar.
Para o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, o Acolher já é uma realidade na Rede Estadual.
“Ficamos felizes em ver esse programa de governo efetivado para garantir a assistência aos nossos alunos, pais, professores, equipes e comunidade escolar.
Após o cumprimento de todas as etapas, que envolveram aprovação do projeto, processo seletivo, posse e curso, os profissionais receberam todo o embasamento teórico e técnico, aprofundaram-se sobre toda a essência das nossas escolas e as políticas públicas de atenção psicossocial.
Tenho certeza de que eles farão a diferença em nossas escolas", destacou o gestor.
Durante o curso de formação, que abrangeu duas semanas, os profissionais receberam todo o material didático e profissional necessário, incluindo cartilhas, manuais e recursos de informática.
Eliane Passos, diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), enfatiza que todos estão prontos e capacitados para assumir suas funções.
“A receptividade ao programa é muito positiva, tanto por parte dos profissionais quanto das equipes das escolas, alunos, pais, diretores, professores e comunidade escolar.
Nosso time do Acolher está motivado, já conhece a rede e colocará em prática tudo o que a formação proporcionou.
Uma segunda turma já está em preparação para mais um curso de formação”, afirmou Eliane.
“O curso de formação é uma etapa essencial do programa Acolher para que os profissionais tenham todo o embasamento e conhecimento do ambiente onde atuarão, os pressupostos do programa e todo o planejamento para garantir a assistência psicossocial em Sergipe, a partir do material institucional que foi cuidadosamente elaborado para o programa”, complementou Eliane.
Profissionais como a assistente social Franciele Santana, que integra o time do Acolher, já estão ativos e realizando suas atividades.
“O serviço social no ambiente escolar vai trabalhar com as múltiplas manifestações da expressão social dos alunos, e contribuiremos para o cotidiano e o processo de aprendizagem”, destacou.
Para a psicóloga Andressa Pontes, as expectativas são grandes.
“A força-tarefa da psicologia vem para fortalecer e avançar na assistência, entendendo as complexidades do ser humano, para que possamos pensar e colocar em prática as estratégias e somar esforços para acolher a todos”, ressaltou.
Diante dos diversos cenários e eventos em todo o país, o objetivo do Acolher é tornar o ambiente escolar cada vez mais harmonioso, impulsionando o processo de ensino-aprendizagem.
Adriana Azevedo, diretora escolar, enfatiza:
“Lidamos diariamente com situações inusitadas, como casos de ansiedade e problemas familiares. A pandemia também abalou emocionalmente a todos. Em algumas situações, nos falta a habilidade que apenas os profissionais da psicologia e do serviço social possuem. Através do Acolher, eles nos orientarão e contribuirão significativamente para melhorar nosso acolhimento e cuidado com a saúde mental de nossos alunos e equipes".
Escola é lugar de Acolher
O Acolher é um programa de Governo de Sergipe cujo foco são:
Com informações da Seduc/SE