Em visita oficial ao Brasil, o alto representante da União Europeia (UE) para a Política Externa, Josep Borrell, elogiou as metas climáticas que o país apresentou na COP-26 e afirmou que os europeus estão comprometidos com o fechamento do acordo com o Mercosul.
As declarações ocorreram após uma reunião de quase duas horas com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos Alberto Franco França.
O chefe de política externa da UE e vice-presidente da Comissão Europeia, Josep Borrell, reforça acordo com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, no Palácio do Itamaraty em Brasília, nessa quinta-feira,4 (Reuters)
----------
Em um pronunciamento à imprensa, Borrell elogiou a proposta do Governo brasileiro de zerar o desmatamento ilegal até 2028, dois anos antes da proposta inicial.
Ele também mencionou o compromisso que o país assinou na cúpula do clima de Glasgow, a COP26, para deixar de emitir carbono na atmosfera até 2050.
“É exatamente o mesmo propósito que temos na União Europeia. Dividimos o mesmo nível de ambição.”
No entanto, ele condicionou o cumprimento das metas ambientais à assinatura do acordo entre os dois blocos econômicos.
“Esses elementos serão cruciais para a conclusão exitosa do acordo UE-Mercosul. Estamos trabalhando juntos com nossos parceiros do Mercosul para fornecer os esclarecimentos necessários no nosso compromisso compartilhado nessa área.”
É a primeira vez que Borrell vem à América Latina em visita oficial, para tentar impulsionar as relações com a região. A última vez que houve um encontro de alto nível diplomático entre representantes da UE e do Brasil foi em 2012.
Para o Brasil, ficou evidente a esperança de que o encontro tenha servido para reafirmar a conclusão do acordo Mercosul-União Europeia, que começou a ser fechado em 2019, mas que ainda está distante da conclusão, por conta de restrições principalmente da França e da Áustria.
----------
Há uma intensa negociação entre diplomatas brasileiros e europeus para acelerar esse processo, ainda que sejam novos os compromissos de proteção ambiental por parte do governo brasileiro.
Após a reunião com França, Borrell foi recebido em um almoço pelo vice-presidente Hamilton Mourão e teve uma rápida reunião, de forma reservada, com o presidente Jair Bolsonaro.
Com informações de agências internacionais