A Secretaria Especial da Cultura de Sergipe (Secult) realizou, na manhã desta segunda-feira, 5, uma visita técnica ao Teatro Tobias Barreto, com o objetivo de alinhamento da gestão cultural e fortalecimento das ações voltadas à valorização das unidades artísticas do Estado.
Participaram da reunião o secretário especial da Cultura, Valadares Filho, o secretário executivo, Irineu Fontes, além da equipe técnica da secretaria, do diretor do Teatro, Kennedy Fonseca, e integrantes da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse).
Durante o encontro, foram apresentadas as funções administrativas em atividade no Teatro, além de melhorias realizadas e demandas identificadas.
Segundo Valadares Filho, a visita reforça o compromisso da secretaria com a escuta técnica e o planejamento cultural eficaz:
“Fizemos uma visita técnica ao Teatro, junto à equipe da Secult, aos que administram o espaço, para ver as necessidades, entender o que já é feito e os planejamentos”, pontua o secretário.
Reconhecida como patrimônio cultural de Sergipe, a Orsse completa 40 anos de existência em 2025 e é composta por 55 músicos e uma equipe administrativa de quatro pessoas.
O secretário executivo Irineu Fontes destacou a importância de se investir na estrutura e alcance da orquestra:
“Daremos um novo olhar para o trabalho que a Orquestra realiza. Precisamos que a Orsse seja mais eficaz em atrair mais público. Para isso, é necessário cuidado e atenção.”
A chefe administrativa da Orsse, Raquel Amado, também ressaltou a relevância do encontro:
“Com a chegada da Secult, sabemos que estamos juntando esforços. Tê-los aqui, no Teatro, conhecendo as condições dos instrumentos e os músicos, é muito significativo.”
Em celebração às quatro décadas de trajetória, a Orquestra preparou uma série de concertos comemorativos durante o mês de maio:
Com informações da ASN
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.