A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Serviço de Educação Profissional do Departamento da Educação (DED), disponibiliza 41 cursos técnicos na modalidade de Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
As formações estão distribuídas em 68 instituições de 34 municípios de Sergipe, abrangendo 11 eixos tecnológicos.
Os cursos têm como objetivo qualificar os cidadãos sergipanos para o mercado de trabalho, oferecendo capacitação em áreas como Nutrição e Dietética, Informática e Redes, Segurança do Trabalho, Administração e Automação Industrial.
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) abrange diversas áreas do conhecimento, incluindo:
Das 68 instituições que oferecem cursos técnicos, 25 também disponibilizam o Ensino Médio Integral ou simultâneo à EPT.
A coordenadora do Serviço de Educação Profissional do DED, Ione Moreira de Assunção, explica a importância da modalidade:
"A Educação Profissional no Ensino Médio possibilita que os estudantes tenham formação técnica enquanto cursam o ensino regular. Isso desenvolve habilidades e competências essenciais para o mercado de trabalho e ainda contribui na preparação para o Enem. Quem conclui o Ensino Médio com EPT sai com dupla formação."
Os cursos técnicos são estruturados para aproximar os alunos do mercado de trabalho.
No Centro de Excelência José Figueiredo Barreto, o gestor Marco Antônio detalha a metodologia aplicada:
"Os cursos são realizados em três semestres e incluem disciplinas comuns, como ética, relações interpessoais e legislação trabalhista, além de disciplinas específicas que aumentam em complexidade ao longo do tempo. O objetivo é que os alunos estejam preparados para ingressar no mercado assim que concluírem o curso."
No Instituto Rui Barbosa (IERB), em Aracaju, são ofertados os cursos de Secretaria Escolar, Cuidador de Idosos e Nutrição e Dietética.
A coordenadora Cléssia Resende destaca os resultados:
"Nossos cursos têm duração de 18 meses e, ao final, os alunos já estão aptos para o mercado. Muitos egressos já atuam em clínicas, hospitais, escolas e abrigos."
O ensino técnico se apresenta como uma alternativa para aqueles que desejam ingressar rapidamente no mercado de trabalho ou aprimorar suas habilidades em diferentes setores da economia.
Mais informações estão disponíveis no portal da Seed.
Com informações do Governo de Sergipe
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.