25/10/2023 17:00

Compartilhe:

A praça Fausto Cardoso foi palco da abertura da Semana da Sergipanidade.

O evento, que contou com a presença de mais de 10 mil pessoas, transformou a principal praça da cidade em um animado centro de atividades culturais e gastronômicas, exaltando as riquezas de Sergipe.

Celebração da cultura local


A movimentação foi intensa nas casinhas dos municípios participantes, que ofereceram um vislumbre de sua cultura, arte e culinária.

Visitantes aproveitaram para adquirir artesanato e artefatos produzidos localmente.

  • As prefeituras das cidades Itabaiana, Santana do São Francisco, Lagarto, Divina Pastora, Carmópolis, Boquim, Canindé de São Francisco, Estância, Laranjeiras, São Cristóvão, Itabaianinha, Tobias Barreto, Cedro de São João, Propriá, Barra dos Coqueiros, Campo do Brito, Poço Verde, Simão Dias, Pacatuba e Nossa Senhora do Socorro, estão participando do evento, apresentando aos visitantes os principais aspectos culturais e artísticos de suas localidades..

 

Gastronomia sergipana em destaque

 

  • A praça de alimentação, nomeada “Bom di Cumê”, se tornou um dos pontos de maior atração.
  • Os bares e restaurantes associados à Abrasel serviram pratos especiais da culinária sergipana a um preço fixo de R$ 25, atraindo uma multidão ávida por saborear as delícias típicas do estado.

Em seu discurso na abertura do evento, o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Fernando Carvalho, exaltou a cultura sergipana / Foto: Livyan Holanda

Objetivos da Semana da Sergipanidade


Fernando Carvalho, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, salientou que a Semana da Sergipanidade não é apenas uma comemoração passageira, mas sim um evento para enraizar a cultura sergipana nas pessoas.

Ele destacou a variedade de opções gastronômicas, as apresentações culturais e musicais, tudo com o intuito de fortalecer a identidade cultural sergipana.

Palavras do prefeito
 

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, ressaltou a relevância de eventos como este para a revitalização do Centro Comercial de Aracaju, além de apresentar aos próprios sergipanos e turistas as riquezas culturais e gastronômicas do estado.

 

Atividades e atrações da semana


Não faltam opções para os visitantes durante a Semana da Sergipanidade.

  • Desde a valorização do vocabulário típico sergipano na casa “Sergipe Falado” até atividades promovidas pelo Sesc e Senac, como a “Casa Geek” e “Cine Sesc”.
  • Há ainda aulas e cursos de gastronomia oferecidos na carreta-escola do Senac.
  • A praça Fausto Cardoso continuará sendo palco de diversas apresentações musicais e culturais durante a semana, garantindo uma rica experiência cultural aos participantes.

Organizado pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Governo do Estado, Prefeitura de Aracaju e Abrasel, o evento já se firma como um marco na cultura sergipana.

 

Com informações da Fecomércio

Nos acompanhe por e-mail!