O programa ‘Sergipe é aqui’ levou para o município de Tomar do Geru, na região sul do estado, uma estrutura itinerante com 40 pontos de atendimentos e cerca de 300 profissionais envolvidos, para oferecer à população local mais de 160 tipos de serviços de promoção à cidadania.
Nesta 28ª edição, o governo itinerante também chegou à expressiva marca de 120 mil cidadãos alcançados desde que foi criado, em fevereiro do ano passado.
Ao todo, 35 órgãos da administração estadual estiveram envolvidos nos atendimentos à população geruense, entre instituições parceiras e secretarias.
Concentrado no entorno do Mercado Municipal Pedro Balbino, o programa ofereceu aos mais de 13 mil moradores do município serviços em diversas áreas, como atendimentos de saúde nas Carretas do Homem e da Mulher; emissão de documentos, como RG e CPF; atendimentos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran); recadastramento da tarifa rural, orientações judiciais, castramóvel, entre outros.
Joanderson Teles
Para a moradora Rosemaria Santos Lima, de 29 anos, a chegada do programa trouxe muitos benefícios. "Vim vacinar a minha filha mais nova e tirar a identidade da minha menina mais velha. Ficou bom para todo mundo. A gente consegue encontrar o que precisa aqui na praça mesmo", ressaltou.
O agricultor Reginaldo de Jesus, 60, aproveitou a presença da Carreta da Saúde do Homem para agendar exames importantes, como o da próstata. "É um exame que todo homem precisa fazer, principalmente na idade em que estou. Então aproveitei e tirei o dia pra vim cuidar da saúde", contou.
Rosemaria Santos
Já a dona de casa Maurina Rocha dos Santos, 58, realizou um exame de mamografia no local. "Para mim, está sendo ótimo. A gente pode marcar os exames e fazer as consultas em um único local, pertinho de casa. Esse exame é importante para nós, mulheres, vermos se temos algum risco de câncer", destacou.
Josefa Natália
A moradora Josefa Natalia de Andrade, que estava com o RG vencido, também elogiou a agilidade do atendimento. "Achei muito importante a presença do programa aqui em Geru, porque nos ajuda bastante, principalmente com a questão de tempo e de economia. E foi super rápido o atendimento", comentou.
Maurina Rocha
O servidor público Cleidson Jesus Souza, 45, aproveitou para emitir os documentos dos três filhos. "O RG é a documentação que a gente mais usa. É com ela que a gente vai acessar os outros serviços, como a escola, o posto de saúde; é um documento imprescindível para que a gente seja, de fato, cidadão", afirmou.
Reginaldo de Jesus
Outro morador geruense, o auxiliar de serviços gerais Joanderson Telles Santos também ressaltou a facilidade de acesso aos serviços. "Está sendo maravilhoso, principalmente para mim, que não tenho como sair do trabalho durante a semana para resolver essas necessidades. Está de parabéns a equipe do programa por toda essa estrutura montada e pelo atendimento, que está sendo rápido", ressaltou.