A 9ª edição do Governo itinerante ‘Sergipe é aqui’ foi realizada no município de Itaporanga d’Ajuda, na última quinta-feira, 10.
O programa, realizado pelo Governo de Sergipe e coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), levou cerca de 150 serviços e ações à população da cidade localizada na região da Grande Aracaju, oferecidos pela força-tarefa das secretarias e órgãos do Estado
Dagmara Almeida, sua filha e seu cachorro
Fotos: Igor Matias
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), entre outras ações, esteve presente com as carretas do homem e da mulher para garantir a promoção da saúde, seja na prevenção ou no diagnóstico precoce de doenças.
O carpinteiro aposentado Vicente dos Santos, 82, sabe o quanto é importante fazer os exames preventivos regularmente e aproveitou a oportunidade.
“Faço meus exames todo ano, é minha obrigação. Estou com todos exames preparados para passar pelo médico. É bom aqui, porque se a gente for correr atrás para pagar é muita coisa”, destacou, ao falar sobre a economia e facilidade proporcionadas pelos serviços da Carreta do Homem.
O carpinteiro aposentado Vicente dos Santos
A dona de casa Lídia Simões de Jesus, 58, conseguiu realizar exames voltados para a saúde da mulher e elogiou o serviço.
“O atendimento é ótimo. Eu já estava aguardando para fazer pelo posto de saúde, mas não tinha saído e aqui foi rápido. Isso é importante porque ajuda muitas pessoas que não podem fazer particular”, disse.
Lídia também passou pelo estande da Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), que, por meio da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), realizou atendimento aos agricultores da região, prestou informações aos pequenos produtores e distribuiu mudas de árvores.
“Ganhei um ipê, vou plantar no meu sítio. Tudo que consigo eu planto, lá tem de tudo um pouquinho”, contou a itaporanguense.
A dona de casa Lidia Simoes de Jesus
Mais serviços
A emissão de RG esteve mais uma vez entre os serviços mais requisitados na ação. Adriana dos Santos levou a filha Lavínia, de 14 anos, para emitir a primeira via do documento.
“Ela veio tirar o RG, que ainda não tinha. Foi bom, porque a gente tem dificuldade, mas aqui foi mais fácil e rápido”, contou.
Adriana dos Santos e a filha Lavinia
Outra ação muito bem recebida pela população foi a do Castramóvel, ofertada por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), com serviços de saúde animal, como consultas veterinárias, castração e vacinação antirrábica.
Ações de educação ambiental, como atividades da Sala Verde, Biblioteca Itinerante e jogos educativos, também foram levadas pela Semac.
A cuidadora de idosos Dagmara Almeida, 42, levou o seu cachorro Boris, 2, para realizar a castração.
"É uma oportunidade e tanto para quem não tem a oportunidade de castrar particular. Vai diminuir a ansiedade dele, ele ficava muito agitado para sair para buscar cruzamento. Então é melhor para a saúde dele", relatou.
A cuidadora de idosos Dagmara Almeida
Dentre os serviços ofertados, também estiveram atendimento ao público, por meio do Banese e do Procon; emissão de primeira e segunda vias de CPF (entre outros serviços); confecção da ID Jovem; cadastramento e atualização do CadÚnico; oficinas e orientações educacionais; atividades de esporte e lazer; cadastro e atualização dos trabalhadores em busca de emprego; exames e testes rápidos para diversas doenças e infecções; orientação e assessoria jurídica; palestras educativas de trânsito, no ônibus escola do Detran.
Assim como nas edições anteriores do programa, o Ônibus Lilás esteve presente, disponibilizando orientações sobre a prevenção e o combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres, incluindo a ferramenta do 'Violentômetro' e informações sobre a rede de apoio disponível.
Ainda na unidade móvel, foi realizada a dinâmica do ‘Semáforo do Toque’, abordando o combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
O caozinho Boris que passou pela castracao
Desde a 8ª edição, em Itabaianinha, o ‘Sergipe é aqui’ passou a incluir, ainda, em sua programação o programa Opera Sergipe, por meio do qual pacientes já regulados pela rede estadual de saúde podem ter acesso a consultas, exames laboratoriais e de imagem e à marcação de cirurgias, se for o caso.
O objetivo é acelerar as filas de espera por cirurgias eletivas no estado.
Cronograma
A programação para as próximas edições já está definida: Capela (leste sergipano) receberá o Governo Itinerante ainda em agosto e Tobias Barreto (centro sul sergipano) e Ilha das Flores (baixo São Francisco), em setembro.
Já em outubro, a Barra dos Coqueiros (Grande Aracaju) e Campo do Brito (agreste sergipano) recebem o ‘Sergipe é aqui’.
Em novembro é a vez de Nossa Senhora da Glória (alto sertão) e Poço Verde (centro sul), e em dezembro, Laranjeiras (grande Aracaju) e Nossa Senhora de Lourdes (alto sertão).