Com a chegada do Verão Sergipe neste fim de semana - 12, 13 e 14 de janeiro -, a expectativa é levar o sucesso obtido na capital sergipana para os municípios do interior sergipano, aquecendo a economia regional e gerando emprego e renda para a população.
É o que explica o coordenador do Observatório de Sergipe, o economista Ciro Brasil.
“A aposta de trabalhar com o interior do estado é justamente para desconcentrar o investimento do governo e o desenvolvimento apenas na região metropolitana de Aracaju, e é fundamental desenvolver o interior, principalmente a cadeia turística."
Vinculado à Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), o Observatório de Sergipe desenvolve diversos estudos e levantamentos de dados sobre o estado, inclusive sobre o setor socioeconômico.
Como parte desse trabalho, o Observatório realizou, durante o período junino, um estudo sobre o impacto do Arraiá do Povo na economia sergipana.
Conforme indicado pelo coordenador do Observatório de Sergipe, um dos setores que tendem a ser beneficiados com o retorno do Verão Sergipe é o gastronômico.
Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) - Seccional Sergipe, Bruno Dória, o evento deve não apenas movimentar economicamente o setor, mas também pode ocasionar na valorização da culinária local.
Nesta sexta-feira, 12, a Aena Brasil, empresa que administra o Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, registrou aumento de 22,6% no número de embarques e desembarques de passageiros no mês de dezembro de 2023.
Na análise do presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens em Sergipe (ABAV/SE), Ravisson Souza, os eventos realizados pelo Gover
no de Sergipe, incluindo o Verão Sergipe, devem enriquecer o setor de viagens no estado, e em especial as agências de turismo.
Outro segmento que deve ser beneficiado pelo retorno do Verão Sergipe é o artesanato local, uma vez que muitos turistas buscam adquirir produtos regionais como lembranças da viagem.
Na percepção da diretora de Artesanato da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Daiane Santana, o evento será mais uma oportunidade viabilizada pelo Governo do Estado de enaltecer as particularidades do artesanato sergipano e de cada um dos municípios visitados, fortalecendo a atividade econômica.
Com informações da Secom/SE