06/10/2022 19:15

Compartilhe:

Nesta quinta-feira (06), o transplante renal voltou a ser realizado no Estado, após 10 anos desde o último procedimento.

A cirurgia, envolvendo uma doadora viva, aconteceu pela manhã no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), em Aracaju.

O paciente, Luiz de Gonzaga, 55 anos, residente em São Cristóvão, recebeu da esposa, Josiene da Fé Hora, o rim direito com 100% de compatibilidade.

Foto: UFS

O segundo transplante renal, também envolvendo doadora viva, está programado para  acontecer nesta sexta-feira, 07, no HU-UFS.

 Estarão presentes toda a equipe envolvida no transplante e representantes do Hospital Albert Einstein e das secretarias de Saúde de Aracaju e de Sergipe.

Desta vez, para melhorar a qualidade de vida de um paciente de 59 anos, aposentado, morador da capital, submetido a diálise peritoneal, procedimento indicado para pacientes que apresentam quadros de insuficiência renal aguda ou crônica.

O paciente também receberá da cônjuge a doação.

Hoje, em Sergipe, cerca de 1.500 pessoas fazem alguma modalidade de diálise, sendo que pelo menos metade delas precisa do transplante renal. 

Sergipe está em negociação com o Ministério da Saúde para que o Hospital de Cirurgia possa em breve estar realizando transplante de fígado.

 

LEIA TAMBÉM

Urnas têm 100% de aprovação em novo teste de integridade, diz TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou nesta quitnta (6) que todas as 641 urnas eletrônicas submetidas ao teste de integridade no dia do primeiro turno não apresentaram divergência de resultados. 

-------------------

Nos acompanhe por e-mail!