A Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju passa a contar com mais um reforço para o tratamento de pacientes com covid-19 com o recebimento de medicação, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por parte do Ministério da Saúde.
A capital recebeu o medicamento Baricitinibe e já está disponível no hospital Fernando Franco.
Fotos:Ascom/SMS
Nessa terça-feira, uma paciente mulher, de 50 anos, começou a utilizar a medicação, sendo a primeira usuária da rede municipal a fazer uso do remédio.
De acordo com a diretora técnica do Hospital Fernando Franco e do Serviço de Atenção Domiciliar, Ana Carolina Moura, a medicação será utilizada em pacientes adultos, infectados com covid-19, em uso de oxigenoterapia não invasiva e sem alterações na função renal.
“Notou-se que esse medicamento tem poucos efeitos colaterais e pode ser utilizado em pacientes de 18 a 75 anos. É um ganho muito grande no tratamento, que chega para somar a todas as outras medidas da Secretaria Municipal da Saúde no tratamento e combate à covid”, disse.
Bahia volta a obrigar uso de máscaras e exigir comprovante de vacinação
De acordo com o governo, o objetivo é conter a nova onda de covid 19.
----------------------
Dados
O remédio baricitinibe foi a primeira medicação liberada pelo Ministério da Saúde para incorporação no tratamento da covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS).
O medicamento conta com a capacidade de regular o processo de inflamação do organismo.
Isso acontece a partir de um mecanismo de inibição de enzimas chamadas Janus quinase que, entre várias funções biológicas, também atuam na ativação da inflamação nas células do sistema imunológico.