USF Humberto Mourão, no bairro São Conrado / Imagem: Coinfra / SMS
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), anunciou a construção de três novas Unidades de Saúde da Família (USFs) e dois novos polos do Programa Academia da Cidade, com investimento superior a R$ 13 milhões.
Os recursos são oriundos do Governo Federal e de emendas parlamentares, e visam fortalecer a Rede de Atenção Primária à Saúde e promover mais qualidade de vida para a população.
As unidades serão construídas em terrenos adequados e seguros, escolhidos de forma estratégica para atender ao crescimento populacional nas regiões contempladas. As obras beneficiarão os seguintes bairros:
As unidades Renato Mazzé Lucas e João Bezerra contarão também com Academias da Cidade, que promovem saúde e bem-estar por meio da prática de atividades físicas regulares.
As novas USFs serão equipadas com:
O investimento individual por unidade é o seguinte:
Segundo o arquiteto Júlio César Franca, coordenador da Comissão de Infraestrutura (COINFRA), a licitação está em andamento, e a previsão é de que as obras comecem em breve.
“Estamos comprometidos em proporcionar mais segurança e melhor atendimento à população, substituindo estruturas antigas por edificações modernas”, afirmou Júlio César.
Ele também destacou o desafio da escolha dos terrenos, ressaltando que os novos locais foram pensados para garantir melhor acessibilidade, segurança e capacidade de atendimento.
As Academias da Cidade serão instaladas nas USFs Renato Mazzé Lucas e João Bezerra, e são vistas como uma extensão importante da política pública de saúde, incentivando a prevenção de doenças crônicas e o bem-estar emocional da população.
“A população tem aderido muito bem ao programa, e isso reforça a importância dessa expansão”, completou Júlio César.
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.