Saúde

Da Redação
15:19
15/10/2023

Efeito Ozempic: medicamento para diabetes e emagrecimento impacta indústria de alimentos

O medicamento Ozempic, originalmente projetado para o tratamento da diabetes, está causando um "efeito Ozempic" que repercute no setor de alimentos.

Este medicamento ganhou destaque recentemente devido à sua capacidade de reduzir o apetite, mesmo não sendo essa a sua principal finalidade.

Revisão na estratégia de vendas de alimentos


Devido à tendência de que quem faz uso de Ozempic gasta menos em alimentos, vendedores do setor alimentício estão considerando mudanças em sua estratégia de vendas.

  • Grandes empresas, como o Walmart, já observaram uma queda nas vendas de alimentos para esse público, mas, por outro lado, os consumidores estão investindo mais em produtos relacionados ao estilo de vida saudável e condicionamento físico.

 

Possíveis mudanças na indústria alimentícia


Os executivos da indústria alimentícia estão avaliando possíveis adaptações.

  • Isso pode incluir a redução do tamanho das porções e embalagens de alimentos ou até mesmo alterações nos nutrientes presentes em cada produto.

 

Impacto nas finanças


A reação da indústria de alimentos já impactou os mercados financeiros.

  • Após o Walmart relatar a queda nas vendas de alimentos, o S&P 500, principal índice da bolsa dos EUA no segmento de consumo básico, registrou uma queda de 0,5%.

 

Setores Afetados


Além disso, setores específicos da indústria podem ser afetados de maneiras distintas.

  • Empresas de chocolate, como Lindt e Nestlé, observaram quedas nas ações, enquanto varejistas de roupas plus size podem ver as vendas diminuírem, e marcas de roupas fitness e artigos esportivos podem se beneficiar do "efeito Ozempic".

 

Tendências futuras


A expectativa é que o uso de medicamentos para perda de peso, como o Ozempic, continue a crescer nos Estados Unidos.

  • Até 2035, estima-se que quase 7% da população americana estará tomando remédios para perda de peso, o que provavelmente continuará a impactar a indústria de alimentos e outras áreas relacionadas ao bem-estar.

Compartilhe