Na Unimed Sergipe, o cuidado vem de dentro.
E, em 2021, de dentro das suas unidades, o cuidado e a humanidade no atendimento se destacaram.
Durante um ano em que, mais uma vez, a pandemia vitimou milhares de pessoas, o carinho recebido por pacientes e familiares no Hospital Unimed fez grande diferença na vida destas pessoas.
Um desses carinhos foi dado através do programa Conexão Cuidar, projeto criado pela equipe da comunicação, em parceria com a equipe assistencial, voltado para levar informações aos familiares dos pacientes internados com Covid-19 no Hospital Unimed.
“No momento da internação, o paciente ou o familiar responsável recebe um formulário físico onde preenche informações importantes sobre o paciente e define o responsável nomeado para receber as informações.
Eles também podem ter acesso ao formulário na forma online por meio de QR Code e responder em um momento mais tranquilo no conforto da sua casa”, explica a enfermeira Renata Bonfim, gerente assistencial do Hospital Unimed.
Através destas informações, os familiares recebem ligações diárias das enfermeiras do Conexão Cuidar, levando informações sobre o quadro clínico dos pacientes e, quando possível, realizando chamadas de vídeos, aproximando da única forma possível paciente e familiares no momento da internação.
E seja com cuidados em casa, através do Serviço de Atendimento Domiciliar, ou com a internação na unidade hospitalar, o cuidado é o mesmo.
E para evitar que estes pacientes acamados sofram lesões na pele por passar muito tempo em uma mesma posição, foi criado no Hospital Unimed a Comissão de Pele, um grupo formado por um cirurgião, enfermeira, fisioterapeuta, nutricionista e técnica de enfermagem.
"Nós trabalhamos muito em cima da prevenção de lesões por pressão, conscientizando a equipe, fazendo um trabalho de treinamento e constantemente realizando avaliação do paciente já com lesão e também pacientes admitidos ou evoluídos aqui na unidade", explica a enfermeira Adriana Santana.
Neste final de ano, a Unimed Sergipe altera o horário de funcionamento de suas unidades, em virtude das comemorações de réveillon.
--------------------
Pacientes com riscos de lesão de pele, entre eles idosos, pessoas entubadas e com fragilidade capilar sempre recebem a visita para avaliação da comissão.
Entre os pontos avaliados estão a hidratação da pele e a mudança de decúbito, que é o procedimento de promover rotatividade de posições do paciente no leito, evitando sobrecarregar uma área da pele.
E como o atendimento tem sido uma prioridade, nada mais justo que uniformizá-lo para que todos os beneficiários sintam-se acolhidos, tendo sua dignidade e respeito à saúde respeitados.
E como forma de assegurar ao paciente um atendimento de qualidade e seguro, a Gerência de Assistência criou os ‘Parceiros do POPs’, que é um grupo de profissionais de Enfermagem que são responsáveis pela gestão da qualidade relacionado ao cuidado do paciente.
POP é a sigla para Procedimentos Operacionais Padrão, uma espécie de documento com roteiro padronizado e detalhado das tarefas a serem executadas.
"Os parceiros dos Pop's trata-se de um programa voltado à disseminação e padronização dos procedimentos assistenciais.
Surgiu após aplicação do protocolo de Londres em não conformidade, no qual evidenciamos que uma das causas estava relacionada à não uniformização dos procedimentos realizados, proveniente da baixa adesão dos profissionais à execução da assistência quando comparados aos Pops descritos e divulgados oficialmente.
Surgiu então a ideia de referenciarmos profissionais da equipe assistencial para realizar a leitura obrigatória e dirigida dos Pop's relacionados pela gestão de cada área, seguida de uma roda de discussão caso a caso", explica Renata Bonfim.