Saúde

Edição: Hugo Julião
03:49
24/01/2021

EUA: por falta de estoque de vacinas, milhares de agendamentos são cancelados

Enquanto o coronavírus se espalha por grande parte do Texas, o médico Esmaeil Porsa enfrenta um inesperado desafio: o sistema hospitalar de Houston, que ele opera, está ficando sem vacinas.

Ele, que é o executivo-chefe do Harris Health System, que trata milhares de pacientes, em sua maioria sem seguro, alertou que todo o estoque de vacinas poderia ser esgotado até o meio-dia de sábado.



O problema não é de capacidade - os centros de vacinação que o dr. Porsa supervisiona têm administrado facilmente 2.000 vacinas por dia -, mas de disponibilidade.

“De repente, a distribuição de vacinas parou”, disse Porsa. “É desconcertante e frustrante porque sempre ouço que há altas porcentagens de vacinas que foram distribuídas, mas não administradas.”

Pessoas que receberam a vacina Covid-19 em Dallas esta semana esperaram 15 minutos para monitorar as reações adversas (L.M.Otero/AP)

Em meio a uma das fases mais mortais da pandemia nos Estados Unidos, as autoridades de saúde no Texas e em todo o país estão ficando desesperadas.

Isso porque não conseguem respostas claras sobre o motivo pelo qual as tão esperadas vacinas estão repentinamente em falta.


Os locais de aplicação estão cancelando milhares de agendamento à medida que as vacinas do país são distribuídas por uma colcha de retalhos de redes de distribuição.

Por esta razão, as autoridades locais ficam em dúvida sobre quais suprimentos terão em mãos.


Autoridades de saúde, que tentam descobrir por que isso está acontecendo, ficam intrigadas com relatos de que milhões de doses disponíveis não são utilizadas.
 

Até a manhã de sexta-feira, quase 39,9 milhões de doses das vacinas Pfizer-BioNTech e Moderna tinham sido distribuídas aos governos estaduais , mas apenas cerca de 19,1 milhões foram aplicadas,de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.


Fonte: New York Times

Compartilhe