07/06/2023 07:54

Compartilhe:

'Enxerga Sergipe' prevê um investimento de R$ 4,5 milhões para zerar a fila de cirurgias entre as populações dos 75 municípios do Estado

"O Lançamento desse programa me enche de felicidade, pois demonstra que estamos no caminho certo para proporcionar dignidade e oportunidades a 6 mil sergipanos que poderão recuperar a visão”, destacou Fábio

O Governo de Sergipe lançou oficialmente nessa terça-feira, 6, o maior programa de realização de cirurgias oftalmológicas da história do estado.

O Enxerga Sergipe é uma iniciativa inédita, que une os esforços do Estado e das prefeituras para oferecer uma força tarefa de serviços voltados a reduzir a fila de espera por cirurgias de catarata e pterígio na população cadastrada no Sistema Único de Saúde (SUS).  

O lançamento aconteceu no auditório do Centro de Especializado em Reabilitação José Lionel Aquino (CER IV) e contou com a presença do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri

O programa prevê a transferência de cerca de R$ 4,5 milhões diretamente do Tesouro Estadual para as contas municipais, com o objetivo de financiar a contratação dos serviços em clínicas e hospitais conveniados pelas prefeituras.

O programa estabelece a distribuição de seis mil procedimentos, número que vai dar uma resposta imediata à demanda reprimida de pacientes que aguardam ansiosamente pela oportunidade de realizar o tratamento. 

"O Lançamento desse programa me enche de felicidade, pois demonstra que estamos no caminho certo para proporcionar dignidade e oportunidades a seis mil sergipanos que poderão recuperar a visão.

Estamos fortalecendo nossa parceria com os municípios, o que é de extrema importância, e faremos uma força-tarefa para mitigar esse problema.

O investimento feito valerá cada centavo.

Embora o programa esteja apenas começando, ele já possui uma força significativa e ainda há muito mais por vir, como o Programa Opera Sergipe, que vai viabilizar mais de 15 mil cirurgias de pequeno porte financiadas pelo estado”, disse o governador, ao destacar a importância do CER IV como um instrumento relevante para a saúde dos sergipanos.

Com a execução do Enxerga Sergipe, ficará a cargo dos municípios apenas a identificação e o transporte dos pacientes para as cirurgias.

Para ter direito ao benefício, o paciente precisa ser diagnosticado  por um médico oftalmologista, seja em consulta pública ou privada, e procurar a Secretaria da Saúde da cidade que reside, visando ser operado. 

Catarata e Pterígio

A catarata é a perda de transparência da lente natural dos olhos em que a visão fica opaca.

Já o pterígio é uma degeneração na membrana transparente do olho denominada de conjuntiva.

O procedimento cirúrgico considerado de baixa complexidade, é realizado com anestesia local e leva, em média, meia hora.

Nos acompanhe por e-mail!