O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) alerta para os níveis críticos nos estoques de sangue dos tipos O, A, B e AB, tanto positivo quanto negativo.
Com o aumento da demanda hospitalar e a redução das doações, o Hemose convoca a população para ajudar a manter o atendimento transfusional da rede hospitalar.
A superintendente do Hemose, Fernanda Kelly Fraga, destacou a importância da doação para suprir a demanda de cirurgias e tratamentos médicos:
“O atendimento transfusional teve o aumento da demanda em função do sucesso das cirurgias do Opera Sergipe, além de pacientes oncológicos, com anemias crônicas, e vítimas de acidentes de trânsito. Contamos com o apoio e solidariedade de toda população doadora.”
Para garantir um estoque estratégico que atenda à rede hospitalar, o Hemose precisa de 120 doações diárias.
Entretanto, segundo a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas, setembro registrou uma média de 118 doações por dia, o que foi insuficiente para manter os níveis adequados de sangue.
“Finalizamos setembro com oscilações no número de doações, o que provocou a baixa dos estoques de todos os grupos sanguíneos”, informou Rozeli Dantas. O Hemose atende 35 unidades de saúde em Sergipe, incluindo hospitais e maternidades.
Em setembro, o Hemose contabilizou:
Para doar sangue, o voluntário deve:
O Hemose atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Para mais informações, os interessados podem ligar para:
Com informações do Governo de Sergipe
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.