Depois de quase um ano, esta segunda-feira (13) marca o primeiro dia sem a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre em Portugal.
O país está prestes a se tornar o “mais vacinado do mundo”, de acordo com o observatório Our World in Data, o que tem favorecido o alívio de certas medidas de combate à pandemia de Covid-19.
Desde ontem (12), portugueses já abandonaram o uso de máscara ao ar livre (RFI)
----------
Foram exatamente 318 dias de obrigatoriedade desde a aprovação da lei, em 28 de outubro do ano passado, que veio sendo sucessivamente renovada.
Agora, com o cenário da pandemia mais controlado e a vacinação a todo vapor, a Direção-Geral da Saúde (DGS), órgão responsável pelas regulamentações na área em Portugal, afirma que vai readequar as orientações, mantendo apenas a recomendação do uso opcional de máscaras ao ar livre.
A máscara segue sendo obrigatória dentro dos transportes coletivos - como ônibus e metrô - e no interior de órgãos públicos, supermercados, centros comerciais, lojas, cabeleireiros e restaurantes.
Nas escolas, o uso é compulsório para educadores e alunos a partir dos 10 anos de idade.
O alívio desta restrição ao ar livre chega junto com o sucesso da vacinação em Portugal.
De acordo com os dados do observatório Our World in Data, o país é, neste momento, o segundo do mundo com maior número de pessoas vacinadas com pelo menos uma dose: uma taxa de 87%, atrás apenas dos Emirados Árabes, que tem 89%.
No entanto, Portugal já é o campeão da imunização completa, com 80%, enquanto os Emirados Árabes contam com 78% de seus cidadãos duplamente vacinados.
Com o excelente ritmo de imunização que o país conseguiu alcançar, em breve deve assumir a liderança total no ranking.