Saúde

Edição: Hugo Julião
16:40
26/12/2020

Vacina da Moderna: médico de Boston (EUA) tem reação alérgica grave após receber dose

Um médico de Boston disse que desenvolveu uma reação alérgica grave minutos depois de receber a vacina contra o coronavírus da Moderna na quinta-feira (24), na primeira semana do lançamento nacional das vacinas da empresa.

O caso foi o primeiro do tipo relatado a estar relacionado à vacina da Moderna.

Agências federais estão investigando pelo menos seis casos envolvendo pessoas que sofreram anafilaxia após receber a vacina Pfizer-BioNTech.

Elas contém ingredientes semelhantes e os casos aconteceram durante as primeiras semanas de sua distribuição nos Estados Unidos.

Anafilaxia é uma reação alérgica aguda e muitas vezes grave, que começa subitamente, entre menos que um minuto e até umas poucas horas após a exposição a um alérgeno ao qual a pessoa desenvolveu um tipo de hipersensibilidade, e que se não for socorrida rapidamente, pode ser fatal (Fonte: Minuto Saudável)

--------------------------------

Funcionários da Food and Drug Administration e dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças discutiram as reações envolvendo alguns dos casos da Pfizer.

Mas ainda não determinaram se um ingrediente da vacina causou as respostas alérgicas.

Alguns profissionais de saúde na Grã-Bretanha também sofreram anafilaxia depois de receber a vacina Pfizer no início deste mês.

O incidente na quinta-feira envolveu o Dr. Hossein Sadrzadeh, um oncologista geriátrico do Boston Medical Center, que tem uma grave alergia a marisco. 

Em uma entrevista, o Dr. Sadrzadeh disse que experimentou uma reação severa quase imediatamente após a inoculação, sentindo tonturas e com o coração acelerado.

Em um comunicado, David Kibbe, porta-voz do Boston Medical Center, confirmou que o Dr. Sadrzadeh recebeu a vacina da Moderna na quinta-feira.

O comunicado disse que o Dr. Sadrzadeh “sentiu que estava desenvolvendo uma reação alérgica e foi autorizado a autoadministrar seu EpiPen pessoal (autoinjetor para o tratamento de emergência de reações alérgicas agudas, em adultos e crianças).

Foi encaminhado ao Pronto Socorro, avaliado, tratado, observado e dispensado. Ele está bem hoje". 


O Dr. Sadrzadeh disse que trouxe sua EpiPen para sua consulta de vacinação por causa de suas alergias graves.

Ele disse que poucos minutos após a injeção da vacina, às 15h30, sua frequência cardíaca disparou para 150 batimentos por minuto, cerca de duas vezes a cadência normal; sua língua formigou e ficou dormente.

Em pouco tempo, ele estava encharcado de suor frio e se sentiu tonto e desmaiado. 

Foi a mesma reação anafilática que experimentei com mariscos”, disse Sadrzadeh.


O Dr. Sadrzadeh usou sua EpiPen e foi levado em uma maca para o pronto-socorro, onde recebeu vários medicamentos. 

Um registro de sua visita afirmava que ele havia sido “atendido no pronto-socorro por falta de ar, tonturas, palpitações e dormência após receber a vacina Covid-19”.

Quatro horas depois, o Dr. Sadrzadeh foi liberado do atendimento.

Na sexta-feira de manhã, ele disse que se sentia totalmente recuperado. Mas os eventos do dia anterior o abalaram.

Não quero que ninguém passe por isso”, disse ele.

Com informações do The New York Times

Compartilhe