Pouco mais de 1/3 dos usuários do Twitter no Brasil utilizam a rede social como fonte de informação e notícias.
O dado é do levantamento realizado pela equipe de pesquisa do Twitter em parceria com a Mind Miners em junho de 2022.
Foram entrevistadas 1.000 pessoas maiores de 18 anos, de todas as regiões do Brasil.
Um quarto das pessoas entrevistadas usam o Twitter como rede de opinião e debates.
Ao serem perguntadas sobre conteúdos políticos, os entrevistados destacaram o espaço para debater e expressar opiniões (27%) e a quantidade e velocidade da informação disponível (14%).
Segundo a pesquisa, 86% das pessoas checam sempre ou às vezes se as informações que veem na rede social são verdadeiras.
Elas dizem pesquisar em fontes diversas, como veículos de imprensa e agências de checagem, se há mais menções à mesma informação.
Nos últimos meses, a discussão sobre a desinformação e a liberdade de expressão ganhou espaço na rede social.
A plataforma é cada vez mais cobrada por medidas de combate às notícias falsas.
No início do ano, o MPF (Ministério Público Federal) enviou ofício ao Twitter cobrando explicações sobre a falta de mecanismos para permitir que usuários reportem conteúdos de desinformação.
O pedido foi feito em um inquérito aberto pelo órgão no fim do ano passado.
O órgão também pediu para o Twitter explicar quais os critérios para conferir o selo de perfil verificado a usuários que veiculam conteúdo considerado desinformativo sobre temas de saúde pública e de relevância social.
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