27/09/2023 10:04

Compartilhe:

No dia 27 de setembro, a Organização Mundial de Turismo (OMT) comemora o Dia Mundial do Turismo, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância do turismo e seus diversos valores para a sociedade.

Rota do Imperador, em Santana do São Francisco, novo roteiro em Sergipe, mostra como o turismo também se renova / Foto: Max Carlos/Setur

  • Neste ano, o tema escolhido para debate internacional é 'Turismo e Investimentos Verdes', alinhado com as prioridades de recuperação e crescimento sustentável do setor turístico.
  • O dia também marca a celebração do Dia do Turismólogo, profissional dedicado a elaborar soluções inovadoras para a indústria do turismo.

 

Origem da data e celebrações em Sergipe


A data foi instituída em 1980, celebrando uma década desde a adoção dos Estatutos da OMT.

O secretário Marcos Franco comenta que a Setur celebra o , no Dia Mundial do Turismo, participando da Abav Expo 2023, a mais importante feira do setor na América Latina / Foto: Matheus Moura/Setur

Marcos Franco, secretário de Estado do Turismo de Sergipe, destaca a relevância do turismo para a conservação histórica e cultural, bem como para a economia local.

  • Em alusão à data, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), marcará presença na Abav Expo 2023, no Rio de Janeiro, entre os dias 27 e 29 de setembro, para promover os atrativos turísticos do estado.

 

Enfoque na sustentabilidade


A OMT destaca a necessidade de mais investimentos voltados para a sustentabilidade, incentivando inovações que favoreçam o crescimento econômico responsável.

  • A organização apela por investimentos em educação, infraestruturas sustentáveis e transformação ecológica, convocando a comunidade internacional a unir forças para uma nova estratégia de investimento em turismo.

 

Valorização do profissional de turismo


Os turismólogos, celebrados na mesma data, são essenciais para o desenvolvimento e a inovação no setor turístico.

Raquel Melo, turismóloga e assessora técnica em turismo da Setur, e Dênio Azevedo, professor universitário, enfatizam a importância do turismólogo na sociedade.

  • Eles discorrem sobre a vasta formação multidisciplinar que o curso de Turismo oferece, englobando áreas como administração, economia, estatística, geografia, história, antropologia e sociologia.
  • Ambos reforçam a necessidade de maior reconhecimento e valorização deste profissional, que contribui significativamente para a transformação social por meio do turismo.


Com informações da Secom/SE

Nos acompanhe por e-mail!