16/04/2023 17:22

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Espaços exclusivos para malhar com luxo podem chegar a R$ 3 mil por mês

O luxo está nos detalhes. É assim que Rodrigo Sangion , dono da Les Cinq Gym, resume o conceito aplicado em academias de alto padrão.

As chamadas “academias butique” oferecem serviços exclusivos, como garçons, saunas, massagens, frutas frescas, castanhas e até mesmo simuladores de paraquedas e trenó.

A O2 Fitness, com filiais em Brasília e Goiânia, e a Bodytech do shopping JK Iguatemi também apostam em um ambiente sofisticado para quem gosta de malhar - e ostentar.

Além de equipamentos de última geração, esses espaços normalmente são projetados por arquitetos renomados e apresentam uma decoração moderna e sofisticada.

O objetivo é criar um ambiente acolhedor para clientes que podem pagar por todos esses “mimos”.

A mensalidade para ter acesso a toda essa exclusividade pode chegar a R$ 3 mil.

Em alguns casos, é preciso pagar uma taxa de adesão, além do valor mensal, para usufruir desse luxo.

Com mais de 35 mil academias, o Brasil é o segundo maior mercado do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Boa parte delas é de redes de baixo custo, que dominaram o mercado oferecendo grandes estruturas por um preço mais em conta.

Enquanto nesses espaços o atendimento - de professores - é mais limitado, nas academias premium o objetivo é dar uma assistência personalizada, atraindo empresários, políticos, famosos e influenciadores que buscam um estilo de vida saudável e exclusivo.

Ao contrário dos mercados maduros, o Brasil ainda têm muito espaço para crescer nesse nicho voltado a consumidores de luxo, explica Cristina Proença, professora da pós-graduação em mercado de luxo da ESPM.

Em 2022, por exemplo, houve um aumento de 21% em receita de vendas no mercado de bens de luxo, segundo dados da Bain & Company.

Com a crescente tendência global de valorizar a qualidade de vida, experiências e cuidados com a saúde e bem-estar, em detrimento da simples aquisição de produtos, as academias butique aparecem com potencial de destaque nesse mercado.

Para os novos empreendedores, é importante ter em mente que esse público não quer apenas equipamentos de última geração.

O que encanta esse público é o atendimento personalizado.

Nesse sentido, afirma Cristina, é fundamental não apenas seguir um padrão de atendimento, mas sim buscar compreender cada cliente, conhecendo-o pelo nome, compreendendo suas necessidades e sendo um bom ouvinte.

Uma vez que se experimenta algo verdadeiramente diferenciado, especial e ultrapersonalizado, é difícil voltar atrás.

O cliente passa a desejar consumir cada vez mais essa experiência única.

Ambiente intimista

É uma academia para quem não gosta de academia”, diz Rodrigo Sangion, fundador da Les Cinq Gym, eleita três vezes melhor do mundo pela MXMetrics Medallia Partner. A entrada da casa, localizada na Alameda Lorena, em São Paulo, é uma experiência à parte.

Se eu te pedir para imaginar uma academia, provavelmente essa seria a última coisa que viria à sua mente.

Fundador da Les Cinq Gym, Rodrigo Sangion diz que o atendimento de excelência é um dos pilares do negócio Foto: Taba Benedicto/Estadão

A recepção é toda feita de mármore, com sofás de couro. O aroma, que você sente logo no momento em que passa pela porta, não é de suor.

Ele foi desenvolvido por uma empresa espanhola especializada em criar perfumes exclusivos para negócios de luxo.

A música eletrônica alta, comum nas academias tradicionais, foi substituída por um house moderninho.

O atendimento de excelência é um dos pilares do negócio, explica Sangion.

Para isso, o investimento em treinamento foi alto, e esse foi um dos pontos que deram destaque à marca no mercado.

Não adianta você ter apenas um lugar bonito. Se o atendimento não for bom, as pessoas não voltam”, diz ele.

A Les Cinq ainda conta com sala de spinning, sala para yoga, lutas e aulas funcionais, sauna úmida e seca, manicure, snacks, pista de corrida na cobertura, frutas frescas e banheiros equipados com tudo que o cliente precisa para se recuperar após um treino pesado.

Além disso, por meio da pulseira, todos os exercícios são salvos em seu perfil, facilitando o acompanhamento da sua evolução nos treinos.

A mensalidade pode chegar a R$3 mil, o que não intimida os clientes, que lotam a academia diariamente.

Mais de 60% dos nossos novos alunos, vem por indicação dos clientes mais antigos.

As pessoas sentem vontade de estar lá e sentem falta quando estão longe.

Toda energia do lugar e todo o cuidado dos professores vai conquistando esse público e fidelizando os clientes”, conta.

Enquanto o público da Les Cinq costuma ser mais familiar, a O2 Fitness, em Brasília, recebe, em sua maior parte, políticos e empresários que frequentam a região mais luxuosa da capital nacional.

A academia, que hoje está com lotação máxima e cobra uma mensalidade de aproximadamente R$ 1,3 mil mensais com taxa de adesão de R$ 600, oferece um serviço de all inclusive, onde durante o treino os alunos têm acesso a toalhas geladas, toalhas de banho, cafés, whey, água engarrafada com ou sem gás, pós-treino, energético, snacks de castanhas e frutas.

Tudo isso é servido por um garçom ao longo do seu treino.

De olho nas tendências nos EUA e na Europa, Paulo Albuquerque e seus sócios identificaram uma lacuna no mercado fitness brasileiro, que apresentava poucas opções e não oferecia um ambiente que combinasse sofisticação e um foco claro em resultados.

Treinar é só um dos atrativos”, explica o sócio, que também tem uma unidade da maior rede de academias de baixo custo do País.

Ele destaca que a pandemia deixou mais evidente essa preocupação por serviços mais exclusivos. As pessoas não estão mais buscando academia cheias, onde você precisa revezar equipamento e enfrentar uma luta diária para você conseguir treinar, elas querem praticidade e exclusividade.

Aqui a pessoa só precisa colocar a roupa e vir treinar. A gente cuida do resto”, diz.


Filial diferenciada com networking

Há 10 anos localizada no shopping JK Iguatemi, a filial da Bodytech no centro comercial mais caro do Brasil, tem uma mensalidade duas vezes maior em relação as demais unidades.

O diferencial, segundo o sócio Eduardo Netto, vai além dos mimos oferecidos aos alunos. O foco é atender a família toda.

Os professores, por exemplo, estão capacitados para atender e acompanhar o treino de um bebê de seis meses ou a uma pessoa de 70 anos.

A essência da academia não está nos equipamentos ou nas aulas coletivas.

Quem faz a diferença são as pessoas que te recebem na recepção, os professores que te acompanham na musculação ou nas aulas.

Queremos proporcionar uma experiência acolhedora para o cliente”, conta Netto.

Para isso, todos os colaboradores precisam estar sempre preocupados em ouvir o cliente e estarem abertos a críticas.

A expectativa dos alunos é muito alta e se o atendimento falhar, as chances dele nunca mais voltar é alta.

O perfil de quem frequenta a academia é em sua maior parte composto por empresários e trabalhadores do bairro, conhecido como o Vale do Silício brasileiro, que reúne grandes empresas ao lado de novas startups.

Esse contexto demandou um investimento diferenciado, na unidade do Iguatemi onde não há estagiários e é disponibilizado uma maior quantidade de professores.

As mensalidades giram em torno de R$ 1,6 mil, com adicional de R$ 250 de taxa de adesão.

Outra característica destacada tanto pelos empresários das academias é a oportunidade de utilizar os espaços para conhecer pessoas e fazer networking.

Netto conta que desde a retomada, após a pandemia, os clientes estão ficando mais tempo na academia, seja pelo conforto oferecido por eles ou pelo lado social, onde é possível criar uma boa rede de contatos e estar aberto a novas oportunidades.

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