De 03 a 09 de junho, todo o Brasil estará mobilizado nas ações da 8ª Semana Nacional de Arquivos.
O evento é promovido pelo Arquivo Nacional e o tema da edição de 2024 é "Arquivos Acessíveis".
Em Sergipe, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do Arquivo Público do Estado (APES), promoverá ações que valorizam a acessibilidade em seus múltiplos aspectos, considerando não somente a especialidade do trabalho técnico com os documentos, mas também, a promoção da democratização da informação e do conhecimento deles proveniente.
Serão desenvolvidas ações como exposição virtual sobre as epidemias em Sergipe nos séculos XIX e XX; Oficina de História; Oficina de Paleografia para a Olimpíada Nacional de História do Brasil e o II Encontro com Gestores e Gestoras de Arquivos Públicos Municipais de Sergipe.
O objetivo na Semana Nacional dos Arquivos é promover um debate sobre como os conceitos e procedimentos empregados nos arquivos podem refletir a diversidade da sociedade, com foco na democratização do acesso à informação.
O amplo acesso aos registros contribui para a preservação da memória, fomenta o conhecimento, fortalece a democracia e amplia a cidadania.
A ação ocorrerá simultaneamente com a Semana Internacional de Arquivos, promovida anualmente pelo Conselho Internacional de Arquivos em referência à data de sua criação pela Unesco, em 9 de junho de 1948.
A Semana Nacional de Arquivos atingiu, em sua última edição, a marca recorde de 525 eventos organizados por 220 instituições espalhadas por 91 municípios, nas cinco regiões do Brasil.
O Arquivo Público do Estado de Sergipe possui 100 anos de uma trajetória marcada por ininterrupta dedicação, promovendo a reflexão sobre a história nos esforços de conservação e preservação de uma significativa parcela do patrimônio documental do Estado de Sergipe.
É uma instituição encarregada de guardar, preservar e dar publicidade aos documentos produzidos pelo Poder Executivo ao longo de sua história, como correspondências oficiais, leis, decretos, documentos da burocracia estadual, mapas, fotografias, jornais, entre outros.
São aproximadamente 2 milhões de registros administrativos e históricos, mais de seis mil obras bibliográficas em sua biblioteca e em torno de 2.600 fotografias e negativos no Acervo Iconográfico.
Além disso, o espaço também guarda uma coleção de jornais e diários oficiais na Hemeroteca, e mapas, projetos e plantas do Acervo Cartográfico de obras divididas em fundos arquivísticos subdivididos em pacotilhas arquivadas em um montante de estantes que compõem o prédio secular.
Acervo do Apes
O acervo do Apes possui um universo documental da Emancipação Política de Sergipe, versando sobre as histórias da Administração do Estado, da Assembleia Provincial, da História doImpério do Brasil e suas ramificações em Sergipe, do Regime Republicano no país e no estado, a História indígena, a História da Escravidão, processos, inventários e testamentos e listagens eleitorais.
Serviço
O quê? Arquivo Público de Sergipe realiza ações na 8ª Semana Nacional dos Arquivos
Quando? De 3 a 9 de junho
Onde? Arquivo Público de Sergipe - Travessa Benjamim Constant, 348, Centro, Aracaju